Segunda-feira, 19 de Maio de 2025

OAB promove 1º Evento da Melhor Idade no próximo sábado (8)

2022-10-04 às 16:20

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado no dia 1º de outubro, a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Ponta Grossa realiza, neste sábado (8), o 1º Evento da Melhor Idade. Os advogados Karina Camargo e Emerson Modesto, da OAB Ponta Grossa, falaram sobre a programação do evento, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), desta terça (4).

A Ordem dos Advogados do Brasil promove o evento junto à Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), da qual Modesto é delegado, da Comissão de Tributários e da Comissão de Eventos. “Nossa subseção tem uma atividade muito grande nessa questão social, não só voltada aos advogados, independentes e estatutários, mas também abrindo eventos para toda a população”, comenta Modesto.

O 1º Evento da Melhor Idade ocorre neste sábado (8), das 11h às 18h, na Subseção da OAB de Ponta Grossa (Rua Dr. Leopoldo Guimarães da Cunha, 510, Oficinas, próximo à garagem da VCG). Karina explica que o evento é voltado a toda a população, em especial os idosos. “Estamos chamando o pessoal das instituições, asilos, casas de repouso, para estarem presencialmente no dia do evento, os que possam ir”, afirma.

Além dos diversos serviços de ação social oferecidos aos idosos na oportunidade, haverá um baile, animado pelo cantor Rogério Salles, a partir das 15h. Também haverá apresentações artísticas de danças gaúchas e do Coral da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI/UEPG).

Outra atração do evento são as tendas e mesas para lanche oferecido gratuitamente. Cada idoso vai receber um kit com vales que darão direito a bolo, cachorro quente e pipoca. Um bolo de quatro metros de comprimento, com a temática do Dia Internacional da Pessoa Idosa, será servido. Além disso, vários brindes serão sorteados ao longo da tarde.

Ainda na parte recreativa, a OAB oferece atividades lúdicas variadas, como jogos de dominó e outras atividades coordenadas por pessoas com experiência no trato com a pessoa idosa.

Serviços

Advogados da OAB vão prestar atendimento jurídico gratuito sobre questões previdenciárias e outros direitos da pessoa idosa. Segundo Karina, também serão tiradas dúvidas sobre direito da família e da área cível. “A OAB já faz esse trabalho com o OAB na Comunidade, um evento que é destinado a toda a comunidade nossa aqui, em que a OAB presta essas informações. A OAB sempre presta esse serviço e não será diferente neste evento”, emenda Modesto.

No dia do evento, haverá arrecadação de alimentos não-perecíveis para a campanha que a OAB já vem desenvolvendo há dois meses. A OAB já tem algumas instituições em mente para destinar os alimentos, mas deve definir qual delas receberá as doações depois do evento, porque vai depender da quantidade de alimentos arrecadados. “Conforme a quantidade que arrecadarmos, pode ser doada para uma, duas ou três instituições”, acrescenta Karina.

“Teremos algumas assistências lá, como a medição da pressão, da glicemia”, comenta Karina. Um dentista também vai tirar dúvidas e fazer avaliações. Uma palestra interativa vai abordar benefício assistencial ao idoso e os direitos da pessoa idosa.

Em parceria com o Sistema S, serão oferecidos, ainda, serviços de cabeleireira, barbeiros, maquiagem, manicure, entre outros serviços da área da beleza. Na parte da saúde, os idosos poderão contar com aferição de pressão, coração, serviços de massagem, fisioterapia e atendimento nutricional.

“Cada setor da sociedade deve dar um pouquinho de si para melhorar a vida das pessoas. A OAB tem feito isso e, embora seja uma ação da OAB, é um conjunto de forças, são pessoas que se prestam a trabalhar de forma voluntária”, frisa Modesto. Segundo o advogado, a OAB procurou agregar, num só evento, o máximo de atividades possível “para trazer um pouquinho de felicidade, saúde e dignidade” ao idoso, além de ser uma oportunidade para tirar o idoso um pouco de casa num sábado à tarde, depois de tanto tempo de reclusão durante a pandemia.

O evento conta com o apoio da Aler Móveis, CanalSeg, São José Casa de Frios, Princesa dos Campos, Farmácia Real, Kracóvia Lanches, Life Clinic – Saúde Mental, Maharani, Lojas MM, Dal Col Posto de Combustíveis, Princesa Assistência, Sabrina Moraes – Terapias Holísticas, Via Expressa Centro Automotivo, Grupo Kremer e Confiare Segurança Eletrônica.

Serviço

1º Evento da Melhor Idade – OAB PG

Rua. Dr. Leopoldo Guimarães da Cunha, 510, Oficinas, próximo à garagem da VCG

Sábado, 8 de outubro, das 11h às 18h

Entrada e serviços gratuitos

Confira a entrevista dos advogados da OAB na íntegra: