O médico oftalmologista Dr. Murilo Cenovicz participou do programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e Eduardo Vaz, na Rádio Lagoa Dourada FM (105.9 para Ponta Grossa e Campos Gerais e 90.9 em Telêmaco Borba), nesta terça-feira (28), e explicou o que é estrabismo, as causas e o tratamento.
Dr. Murilo afirma que o estrabismo é muito comum, principalmente na infância e pode ter várias causas, entre elas fatores hereditários. O tratamento deve iniciar ainda neste período, com o objetivo de não somente corrigir o desvio do olho, mas também de recuperar a visão, que se desenvolve até os sete anos de idade. “Nosso primeiro contato com o outro é nos olhos, então tem essa questão social e psicológica, mas também tem a questão da visão. O olho que é entortado para dentro, para fora ou para cima, não se desenvolve e precisa ser tratado”, diz.
Para o estímulo deste olho, condição chamada de ambliopia, também conhecida popularmente como ‘olho preguiçoso’, são utilizados tampões e colírios. Já o tratamento para o estrabismo, segundo o médico, normalmente se resume à cirurgia ou uso de óculos, dependendo de qual o tipo. “Existem vários níveis de dificuldade nas cirurgias oculares. Essa cirurgia para correção de estrabismo existe menos risco, porque não entramos no olho do paciente, mexemos na musculatura extrínseca, se tem o olho desviado para fora, a gente vai ou recuar o músculo ou fazer a ressecção de outro”, diz.
O médico ainda alerta para a importância de buscar consultas oftalmológicas, principalmente antes dos sete anos, para que a realização do diagnóstico e o tratamento sejam adequados. “Depois dos sete, já está desenvolvido, então o estrabismo precisa ser tratado antes disso”, afirma.
Miopia
De acordo com o médico, já existem diversos estudos que comprovam que houve um aumento de casos de miopia no período da pandemia. “Viram que a visão de perto, principalmente o uso de telas, aumentou com o home office e também a privaçao das atividades ao ar livre, não tem aquele olhar para o horizonte, a gente sempre fica olhando para coisas perto. A musculatura do nosso olho fica numa concratura constante e a miopia vai aumentando, e a miopia nada mais é do que o crescimento desenfreado do olho”, explica.
Saiba mais em: https://www.instagram.com/cenoviczoftalmologia/
Confira a entrevista: