Na manhã desta quarta-feira, 30, as forças de segurança da cidade de Castro deflagraram a operação “Cuprum”, cumprindo onze mandados de busca e apreensão com o objetivo recuperar fios de cobre que têm sido furtados no município. Cerca de 77 agentes, entre policiais civil, policiais militares, guardas civis metropolitanos e agentes de fiscalização municipal, participaram da operação.
Em decorrência do cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram apreendidos 365 kg de metais de origem não comprovada, 9,9 kg de maconha, 4 gramas de crack, um colete balístico que foi subtraído de um guarda municipal de Ponta Grossa, um revólver calibre .32 e duas munições de mesmo calibre.
Parte da fiação recuperada foi imediatamente reconhecida pelos Guardas Municipais como subtraída da ciclovia. Segundo a Prefeitura Municipal de Castro, apenas neste ano, o prejuízo sofrido pelo erário municipal chegou a aproximadamente R$ 600 mil e as forças de segurança, de forma integrada, têm combatido tais crimes.
“Quando se fala em crime organizado, as pessoas pensam nas facções criminosas. Entretanto, a subtração, receptação e revenda, desses materiais têm se destacado como uma modalidade de criminalidade organizada que merece e deve ser combatida”, diz o delegado Lucas Mariano Mendes, da Polícia Civil.
Foram detidos e encaminhados para a 43ª Delegacia Regional de Castro quatro indivíduos pela prática do crime de tráfico de drogas e outros quatro pelo delito de receptação.
Além dos policiais e agentes locais, participaram da operação a 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, o 1º Batalhão de Polícia Militar de Ponta Grossa e o Batalhão de Polícia Ambiental.
da Polícia Civil