A Operação Ferro Velho ocorreu nesta segunda (13), das 8h às 13 horas, vistoriando 33 estabelecimentos e aplicando 35 autos de infração, por diferentes irregularidades (alguns estabelecimentos receberam mais de um auto). Foi realizada a apreensão de 50 quilos de fiação de cobre e uma pessoa foi encaminhada à 13ª Subdivisão Policial por suspeita de receptação de material. Com o objetivo de intensificar a fiscalização nesses estabelecimentos, esta deve ser apenas a primeira Operação Ferro Velho.
De acordo com a delegada da Receita Estadual, Audrey Grubba, 33 estabelecimentos foram vistoriados ao todo e a Operação resultou em:
– 13 notificações para requerer alvará;
– 19 autos realizados pela Receita Estadual;
– 04 autos pelo Corpo de Bombeiros;
– 1 pessoa encaminhada para delegacia.
O secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski, explica que desde o início deste ano, foi identificado um “aumento significativo de furto e vandalismo na fiação da iluminação pública e patrimônio público, como os monumentos históricos da cidade”, afirma. E ele ainda completa. “Esse material está sendo vendido em algum lugar e com a fiscalização queremos inibir essa prática. Com a ação conjunta com todos estes órgãos, conseguimos uma atuação mais efetiva e cada um fiscalizando em sua competência. Dessa forma, todos os estabelecimentos vistoriados hoje foram verificados sobre a documentação junto ao Corpo de Bombeiros, emissão de alvará, apresentação de inscrição estadual, apresentação de nota fiscal de compra e venda de materiais, entre outros. Com o apoio das forças de segurança, também já ficamos preparados para situações em que haja necessidade de apreensão e encaminhamento à 13ª SDP”, detalha Cláudio.
Anualmente, a Prefeitura dispõe de dois mil metros de cabo de cobre para manutenção e reposição na iluminação pública. Em 2021, todo este estoque foi usado pela Afepon em apenas três meses. Também neste período, a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) registrou 16 ocorrências de furto e 12 de dano ao patrimônio público, de acordo com os atendimentos realizados pela Guarda Civil Municipal (GCM).
De acordo com a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, o Município vem intensificando as medidas de combate a furtos e vandalismo, sendo essencial a integração dos esforços entre os órgãos para inibir tais práticas. “Temos acompanhado e promovido diversas ações no decorrer do ano visando identificar suspeitos e coibir essa prática criminosa que tanto transtorno traz para a comunidade. Além da intensificação das medidas preventivas por parte da Guarda Civil Municipal, a realização de operações integradas envolvendo diversos órgãos fortalece o combate das ações de furto e vandalismo, dificultando a atividade desses criminosos”, aponta.
Confira a galeria de fotos e o vídeo da ação:
com informações da assessoria