No fim da tarde de hoje, 10 de junho de 2020, dois Policiais Militares pertencentes ao 1o BPM receberam voz de prisão, mediante ação conjunta de policiais do 1o BPM, do ‘GAECO – Núcleo Ponta Grossa’, e da ‘Delegacia de Polícia Federal de Ponta Grossa’.
A vítima dos fatos recorreu às autoridades responsáveis pela autuação, indicando ter sido alvo de extorsão, apontando a suposta autoria. Os relatos foram apurados, preliminarmente, culminando na ação desta data. As condutas praticadas pelos PMs amoldaram-se, em tese, às tipificações dos crimes de concussão e de porte ilegal de arma de fogo, previstos em legislação penal pátria, ensejando sua prisão em flagrante.
O Comando do 1o Batalhão de Polícia Militar e do 4o Comando Regional de Polícia Militar reforçam que os valores defendidos pela Polícia Militar do Paraná são incompatíveis com desvios de conduta de qualquer natureza. Atentar contra estes valores é ato repudiado pela integralidade dos policiais militares, componentes desta sesquicentenária instituição dedicada à preservação da ordem pública e ao cumprimento da lei.
Todos os fatos apontados receberão debruçada apuração e análise, fundamentado no devido processo legal, tanto na esfera judicial quanto na administrativa, inclusive quanto à condição de permanência dos policiais militares nas fileiras desta Corporação. Reforçamos que denúncias referentes a eventuais condutas de policiais militares podem ser efetuadas com segurança e sigilo através de diversos canais, os Comandos da PM, ligação telefônica ao “181 – Disque Denúncia” e/ou à Corregedoria da Polícia Militar.
Imagens/Informações: Polícia Militar.