A Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa encerra a programação da Semana Nacional de Trânsito com apresentação no Teatro Marista na próxima sexta (23), a partir das 19h. A coordenadora de educação para o trânsito Silvia Borges Diniz deu mais detalhes sobre o evento em participação no programaManhã Total, apresentado por João Barbiero e Jonathan Jaworski, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), desta sexta (16).
A apresentação “Músicas de Cinema”, da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, encerra a programação alusiva à Semana Nacional de Trânsito, que se estende, anualmente, de 18 a 25 de setembro, conforme estipulado pelo Código de Trânsito Brasileiro. Neste ano, as ações da semana enfocam no lema “Juntos Salvamos Vidas”.
O concerto da orquestra tem entrada gratuita e os convites podem ser retirados, antecipadamente, na Secretaria do Colégio Marista e no Departamento de Trânsito, no antigo Clube Guaíra. Quem tiver interesse deve procurar os ingressos o quanto antes, pois são limitados e estão se esgotando. Antes da apresentação, haverá uma palestra sobre o comportamento no trânsito.
Silvia aponta que, ao longo desta semana, serão enfatizadas atividades que já são desenvolvidas durante todo o ano, com crianças, nas escolas municipais e da rede particular e nos CMEIS, e com adultos, em empresas, congressos e seminários. “Falar sobre trânsito é complicado, porque estamos a todo momento refletindo sobre comportamentos que nós, se pararmos um pouco de prestar atenção, deixamos as coisas desandarem”, observa a coordenadora.
O trabalho de conscientização sobre o trânsito começa com os pequenos, mas a Semana Nacional de Trânsito, dessa vez, quer alertar aos adultos para que reflitam mais sobre, por exemplo, limites de velocidade e uso do celular ao volante.
“O que vimos tendo uma conquista muito grande é com as crianças, porque elas vivem uma realidade diferente. Quando nós éramos crianças, não era tão cobrada a situação, devido a não existirem tantos acidentes quanto hoje. Houve um aumento muito grande de população e de frota veicular”, diz.
Serão feitas atividades em escolas, como caminhada, com aplicabilidade do que as crianças aprendem na escolinha de trânsito. O Departamento de Trânsito tem recebido solicitações de várias escolas e CMEIs para desenvolver o mesmo trabalho e o departamento está elaborando um cronograma para atender a todas elas.
“Educação para o trânsito é formação cidadã, saber respeitar o próximo e entender até onde vai seu limite. Se você não aprender educação para o trânsito, não tiver os cuidados que tem que ter, relacionado a estar incluso no meio social e no trânsito, pode ser que você não tenha uma próxima oportunidade. Juntos Salvamos Vidas, porque trânsito é cuidar de vida”, ressalta Silvia.
A coordenadora de educação para o trânsito destaca o valor de nos atentarmos para nosso comportamento no trânsito, em especial nos horários de pico, com fluxo mais intenso e mais propensão a acidentes. São horários em que todos acabam mais estressados pela pressa que o cotidiano nos impõe, com o acúmulo de compromissos, pontua Silvia.
Ela convida aos adultos para que se juntem às atividades da Semana Nacional de Trânsito, porque o adulto é a referência que a criança tem e mira nesse exemplo para atos do cotidiano que salvam vidas, como o uso do cinto, da faixa de pedestre e o respeito aos sinais de trânsito.
Um dos aspectos mais problemáticos do trânsito ponta-grossense, segundo Silvia, diz respeito à desatenção ao volante devido ao uso do celular. E o uso do celular deve ser repensado também pelo pedestre, que atravessa a rua sem notar os carros, ou que esbarra em algum obstáculo na calçada, como um poste ou lixeira. A distração provocada pelo celular gera um risco muito grande, segundo a coordenadora de educação para o trânsito. “Outro dia, vi um menino de 18 anos no skate e teclando no celular, o que gera um grande perigo à vida”, expõe.
Confira a entrevista na íntegra: