Poder ter um bom espaço para os equipamentos de trabalho é de vital importância para evitar danos e portanto gastos por cuidados inadequados. Com certeza todo mundo já viu em pequenas e medianas empresas, centros de processamento de dados e até em escritórios, armários metálicos que abrigam redes de comunicação e os principais sistemas de informática.
São os racks, a forma de armazenar todos os equipamentos com segurança organizando corretamente toda a fiação caso uma intervenção seja necessária.
Um rack serve para ter todos os principais equipamentos de rede e sistemas de informática -principalmente servidores- muito bem organizados e no mesmo local. Tendo todos os sistemas informáticos num armário rack se poderá realizar intervenções, interligar redes e até ampliar a infraestrutura que tiver mais facilmente.
Nos racks são armazenados os servidores,roteadores profissionais, switches, servidores NAS, DAS, fontes de alimentação ininterrupta -UPS- e todo o cabeamento de rede para fornecer os diversos serviços à rede local. Todas as dimensões neles são sempre padronizadas com o objetivo de que todos os equipamentos a serem instalados sejam compatíveis. Possuem laterais removíveis, para facilitar o acesso às laterais dos equipamentos, e podem ter portas de vidro na frente para ver claramente o que tem dentro -sem ter que abrir a porta- ou portas metálicas perfuradas para facilitar o fluxo de ar e resfriar o equipamento em seu interior adequadamente. Também existem com duas portas, ideais para que ocupem metade do espaço quando abertos e para serem colocados onde não haja muito espaço, como em corredores ou quartos pequenos. A primeira coisa que se deve levar em consideração é a altura, que é medida em uma unidade chamada U e que equivale a 44,45mm -1,75 polegadas-. Todos os equipamentos como roteadores ou switches devem ter sempre uma altura de 4,4cm de altura, para ficar exatamente igual a um U e poder montar o equipamento no rack sem nenhum problema. No caso de servidores, eles costumam ocupar 2U ou até mais, mas serão sempre medidos em múltiplos de U para encontrar sua altura. Se podem encontrar racks com altura de 22U, 42U ou mais, dependendo do modelo procurado.
No caso de um mini rack 5u, é ideal para pequenos projetos de redes e telecomunicações. Outro ponto forte dos racks é que permitem ventilar todos os equipamentos adequadamente, a maioria possui ventiladores na parte superior para expelir o ar quente gerado em seu interior.
Existem basicamente dois tipos de rack, de piso e de parede. É muito importante saber onde ele vai ser colocado, pois os de parede são bem menores que os de chão. Deve-se levar em consideração, além disso, os acessórios que se possui para os racks, com o objetivo de facilitar a instalação e gerenciamento de toda a fiação.
Os de parede permitem colocá-los em cima de uma mesa ou como prateleira diretamente na parede. Se precisar de um gabinete para instalar apenas um switch e um roteador, é uma opção boa porque é ideal para o lar, centros de treinamento e escolas onde não precisam de muita conectividade. Eles são uma versão mini dos racks de chão, perfeitamente válidos porque cumprem todas as dimensões padrão, costumam ter poucos U -aproximadamente 6U- pois têm um limite de carga de 50-70 Kg aproximadamente, tem laterais removíveis, refrigeração na parte superior do rack, porta com vidro e chave, podendo até gerenciar adequadamente a fiação em seu interior.
Os de chão possuem rodas travadas para movimentá-lo com facilidade e rapidez, mas uma vez colocado diretamente no lugar escolhido -para impedir seu movimento- as rodas são bloqueadas. Uma opção perfeita para instalar um roteador, vários switches e servidores porque lhe dará o maior espaço em altura. Este tipo de rack se destina a pequenas e médias empresas onde há para guardar mais equipamentos informáticos.
A montagem de servidores é o uso mais convencional para estes componentes, mas também é verdade que se pode dar-lhes mais utilizações. Graças a variável capacidade que possuem, a capacidade de ventilação e as possibilidades de aumentar as tomadas os tornam ideais para conter outros dispositivos.
No caso de ser instalado um computador pessoal, as formas são variadas, quer fixando os componentes ao próprio rack ou introduzindo um dispositivo completo com a torre incluída no seu interior. Armazenar consoles é outro uso que pode ser dado e funcionando muito bem, pois após longas horas de jogo algumas dessas máquinas podem sofrer superaquecimento e no gabinete rack existem algumas ventoinhas que podem ser acopladas nele ajudando a manter um ambiente legal para os consoles. Mas neste caso deve ser criado um circuito de entrada e saída de ar, e para isso as máquinas deverão estar orientadas da forma correta. A forma de fazer isso é utilizando bandejas no próprio equipamento e com ventiladores instalados. Os gabinetes de rack possuem geralmente fechaduras com chave, o que dá aquela camada de segurança extra ao hardware, e é bom que ele fique trancado para manter mãos curiosas longe do computador ou consoles de videogame.