Com a chegada da epidemia causada pelo Novo Coronavírus (COVID-19), muitas pessoas tem dúvidas de como proceder em algumas situações. Por isso, o D’Ponta News entrou em contato com os órgãos de saúde, para esclarecer as dúvidas com relação aos pacientes sintomáticos.
Orientação principal é para permanecer em casa
De acordo com orientação do Ministério da Saúde, acatada pela Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa, todo paciente sintomático respiratório é considerado suspeito e deve ser isolado em casa por 14 dias.
O que fazer em caso de outros sintomas?
Caso a pessoa esteja também com dor de garganta, gripe, febre e mal estar no corpo, o monitoramento deve ser feito em casa, através do telefone (42) 3220-1019, onde o atendimento é feito 24 horas por dia, com uma equipe que fica à disposição para orientar a população. Neste número a pessoa poderá relatar como está se sentindo e também conversar com especialistas da área para saber quais medidas devem ser tomadas.
Porém, caso durante esse procedimento os sintomas se agravarem, a indicação é para que o cidadão busque a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, onde a mesma fará a triagem e caso necessário, o paciente será encaminhado para o Pronto Socorro Municipal ou para UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
Segundo o secretário adjunto da Fundação Municipal de Saúde, Rodrigo Manjabosco, “os pacientes não devem buscar de forma espontânea a UPA, Pronto Socorro e Hospitais devido ao risco de, na busca desses locais, os mesmos serem infectados”, enfatiza.
Samu também faz orientações
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ponta Grossa, também orienta através da enfermaria que as pessoas contatem o número disponibilizado pela Prefeitura. Porém, caso o paciente ligue para o número 192, do Samu, será realizado um procedimento similar ao do município, com médicos especialistas prestando atendimento via telefone.
Primeiro, será orientado o cidadão a ficar em casa, depois uma triagem pelo telefone será feita e se caso os sintomas relatados sejam de suspeita de Coronavírus, o cidadão será encaminhado ao Pronto Socorro Municipal ou para UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Em caso de extrema dificuldade para respirar, mal estar e outros sintomas peculiares do Novo Coronavírus, o cidadão pode sim solicitar a vinda de uma viatura do Samu até a residência para que seja atendido.
Para mais informações contate o número abaixo:
Com informações: Assessoria de Imprensa/FMS/SAMU/Imagem: Reprodução