A Santa Casa de Misericórdia promove, no dia 17 de novembro, às 14h, o I Desfile do Bem, no Salão Majestoso do Clube Ponta Lagoa. Em participação no programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e Jonathan Jaworski, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta (3), o analista de marketing da entidade, Vinícius de Lima Vieira; o enfermeiro supervisor de Oncologia, Maurício Marques de Souza e a paciente Maria Xavier Belina, deram mais detalhes sobre o evento beneficente.
Os pacientes do setor de Oncologia da Santa Casa devem ser a atração principal do evento. Na passarela, eles desfilam looks de marcas de destaque na indústria da moda. O primeiro chá beneficente da Santa Casa alude ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, meses em que se destaca o caráter preventivo ao câncer em homens e mulheres.
Conforme Vieira, todos os anos, o Setor de Oncologia promove, junto aos pacientes, uma confraternização para comemorar a vida e, desta vez, uniu essa comemoração à iniciativa chamada Desfile do Bem, que terá os próprios pacientes como modelos. “São pacientes que estão em tratamento e alguns que já fizeram tratamento conosco. São mais de 60 modelos”, explica.
A paciente Maria Xavier Belina comenta que é a primeira vez que ela participa desse tipo de evento, desde que ela iniciou o tratamento, há pouco mais de um ano. “Além do Maurício, tem muitas outras enfermeiras maravilhosas, que nos tratam ‘na palma da mão’. São muito queridos, muito amorosos, tudo de bom. Em qualquer lugar que você seja atendido na Santa Casa, você é super bem atendido, sempre com carinho, sempre com muito cuidado, sempre a pessoa com disposição, alegre e feliz, que não está ali para ganhar dinheiro, mas trabalhando por amor. O tratamento é sofrido, mas como somos bem tratados, tudo fica melhor”, elogia.
“Percebemos que o ambiente da oncologia, além da expertise na área, é reconhecido, não só pela nossa instituição, mas em nível brasileiro e mundial, a importância dessas ferramentas de comunicação, acolhimento e empatia. Até ações técnicas de hotelaria no acolhimento. A enfermagem abrange todas essas especialidades, um pouquinho de cada: psicologia, fisioterapia, área médica”, pontua o enfermeiro supervisor da Oncologia. De acordo com Souza, a Santa Casa valoriza muito esse aspecto da empatia para com os pacientes, a capacidade de se colocar no lugar do paciente e reconhecer as estratégias mais importantes para desempenhar o serviço da melhor forma possível.
De acordo com Souza, o Setor de Oncologia da Santa Casa atende a cerca de mil pacientes ao ano, em diferentes tipos de tratamento. No Brasil, a incidência de câncer é de cerca de 600 mil novos casos por ano; no Paraná, gira em torno dos 30 mil a 35 mil – uma taxa que vem crescendo anualmente – e, em Ponta Grossa, são cerca de 2 mil pacientes recebem diagnóstico de câncer a cada ano. “Ou seja, quase 50% dos pacientes nós atendemos no decorrer do ano”, explica.
“Para o paciente começar a fazer o tratamento lá na Santa Casa, ele tem que passar pela Unidade Básica de Saúde (UBS). Nossa fila para o pessoal iniciar o tratamento na oncologia é zero. É muito rápido. A partir do momento do diagnóstico, o paciente já começa a fazer seu tratamento e as chances de cura são maiores”, comenta o analista de marketing da Santa Casa.
O Desfile do Bem tem o apoio de Alice Salazar Store; Ana Silvia Moda Autoral; Arezzo; Cleon Costa Foto e Vídeo; DeLu Store; Eventos PG; Freedom Menswear; L’Occitane Au Brésil; Loja Maria Dolores; Panificadora Maria; Perlê Confeitaria Criativa; RL Fotografia e Tatiane Belo Beleza e Bem-Estar. O produtor de moda Dionny Alves assina o cenário do desfile.
Serviço
Confira a entrevista na íntegra: