Terça-feira, 23 de Julho de 2024

Papa Francisco condena violência no Oriente Médio em mensagem de Páscoa

2023-04-09 às 10:43

Diante de aproximadamente 100 mil fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco rezou a missa de Páscoa neste domingo, 9, e aproveitou a ocasião para para denunciar a violência no Oriente Médio. 

“[A violência ocorrida em Jerusalém e na região nesta semana] ameaça o desejado clima de confiança e respeito recíproco, necessário para retomar o diálogo entre israelenses e palestinos”, declarou o papa.

É comum em toda Páscoa que o pontífice peça a paz no Oriente Médio, mas, neste ano, o seu apelo tornou-se mais urgente devido à recente onda de violência em Jerusalém e trocas de tiros na fronteira envolvendo Israel, Líbano e Síria.

As tensões entre israelenses e palestinos escalaram desde a intervenção da polícia de Israel na quarta-feira, 5, na mesquita Al-Aqsa em Jerusalém, o que causou indignação em todo o mundo árabe.

Ainda durante sua mensagem Urbi et Orbi (a Roma e a todo o mundo) ao final da missa, o chefe máximo da Igreja Católica fez um apelo aos russos sobre a guerra na Ucrânia, falou da repressão religiosa na Nicarágua e da pobreza no Haiti. 

da Veja