Até a antevéspera de Natal, dia 23 de dezembro, um ônibus da Viação Campos Gerais vai transportar crianças e adultos por um trajeto repleto da magia e do encanto que só o Natal pode proporcionar. Depois de dois anos, está de volta o ônibus de natal, que opera diariamente das 18h até as 22h30. Confira, no final da matéria, o calendário completo com os itinerários, que vão variar conforme o dia da semana.
Quem embarcar no ônibus natalino, que recebeu adornos e uma caracterização típicos, vai se deparar com Papai Noel na direção e Mamãe Noel no banco do cobrador. Em participação noo programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta terça (29), Papai e Mamãe Noel fizeram o convite aos ponta-grossenses para esse passeio natalino.
O motorista Adão Oreste Kutah, que assumiu o personagem neste ano, conta que colocar a fantasia de Papai Noel é, automaticamente, se tornar outra pessoa. “A emoção é tanta que você vê crianças e adultos nas ruas, o pessoal para o carro para te dar tchau e te ouvir fazer o ‘Ho! Ho! Ho!'”, comenta. Adão agradece à assessora de comunicação da empresa, Cris Dresch, por tê-lo convidado. Para ele, este foi um presente de Natal antecipado, já que ele ansiava pela oportunidade de se trajar como o bom velhinho desde que foi contratado pela VCG, em 2005.
“Não pretendo ser o melhor Papai Noel, mas ser o eu melhor. Aqui, sou um personagem, então, tenho que ser o Papai Noel, de verdade, na hora que eu coloco a roupa”, comenta. Ele se compara aos outros motoristas que ocuparam a posição anteriormente e diz que achava que não seria convidado para assumir a fantasia, porque “é miudinho”. “Talvez os outros sejam maiores que eu na altura, mas, por dentro, sou um gigante”, diz.
Adão mal teve tempo para “cair a ficha”, porque o convite veio cinco dias antes de o ônibus enfeitado entrar em circulação. “Quando li a mensagem, já desandei em casa. Minha esposa perguntou o que aconteceu e eu falei para ela dar uma olhada no meu celular. Liguei para a Cris na sequência. Foi muito gratificante”, relata.
“Ele me emociona falando dessa forma. Junto com ele, somo com ele a emoção, a gente tenta se conter, mas é muito bom. Percebo a alegria dele e o sonho que ele tinha, como ele fala”, destaca a cobradora Wanderleia Barboza Domingues de França, que repete a experiência de ser Mamãe Noel.
Bem antes de vestir a roupa vermelha, Adão conta que sempre teve a simpatia das crianças no dia a dia de seu trabalho como motorista da Viação. “O abraço mais sincero que você recebe é o da criança. Quando você vê uma criança e ela pede para te abraçar dentro do ônibus, mesmo estando de motorista, aquilo ali é muito puro”, descreve.
O Papai Noel da VCG conta uma experiência que já se tornou inesquecível para ele, quando uma criança veio correndo em sua direção, de braços abertos, em pleno Terminal. “Fui encontrar ele correndo, porque veio de braços abertos para mim. Como é que vou perder uma criança dessa, que está vindo desesperada para abraçar o Papai Noel?”, relata.
“Fotografei e mal dava tempo de abrir a câmera para fazer um filminho. A mãe da criança até falou que deveria ter filmado, porque não esperava a atitude dela. Ela saiu de uma plataforma do Terminal até a outra, correndo com os bracinhos abertos. Foi muito lindo”, complementa a Mamãe Noel.
Viagem sem pressa
O ônibus natalino, vale destacar, circula das 18h às 22h30, mas não tem um horário específico para estar nos pontos de embarque (que você confere, detalhadamente, na galeria). Como é um itinerário que transporta muitas mães e crianças pequenas, ele circula bem devagar e fica parado nos terminais até que todos embarquem com a devida segurança, sem pressa. Se for o caso, tem um tempinho reservado para que as crianças possam tirar fotos com Papai e Mamãe Noel.
“Desejo mais união, mais alegria, mais paz no mundo e menos estresse e correria. Que as pessoas parem um pouco para curtir o que estamos oferecendo. Muita coisa é oferecida no mundo e não paramos, só trabalhamos, corre, vai e volta. Nesse momento do Natal, mesmo, falamos para muita gente visitar o ônibus e passear e fala que não dá tempo. Minha mensagem é para vivermos o hoje, porque nossa vida é hoje. O momento vivido é o hoje; hoje é o melhor dia e o amanhã será um novo hoje”, declara Wanderleia.
O novo Papai Noel reforça os votos da Mamãe Noel de desejar mais paz e união familiar. Bastante emocionado, ele relata que perdeu a mãe há 10 meses e que, nem por isso, deixa de tentar fazer sempre o melhor. “Tenho minha neta e minha filha fala que sempre procura passar os valores que ensinei a ela, para ela entender o valor que é ter uma vida bem vivida. O povo perdeu um pouco esse brilho do Natal. Se você falar que vai ter bebida e churrasco, enche a casa, mas se falar que vai fazer uma festa natalina, vai pouca gente, já não vai todo aquele pessoal”, lamenta. Por isso, o motorista procurou investir no personagem a fim de ajudar a resgatar essa magia que a data sugere, dentro e fora do ônibus.
Confira, na íntegra, o convite especial do Papai e Mamãe Noel da VCG: