Auxiliar homens e mulheres na aceitação de seus corpos. Essa é a proposta da fotógrafa ponta-grossense Maria Helena Rogalski, que realiza ensaios sensuais e de nú artístico. “Vivemos em um mundo onde querem nos impor a visão de um corpo perfeito, e eu vejo o quanto isso é sofrido, e a gente é belo do jeitinho que é. Então gosto de mostrar para cada um que passa na minha vida que a gente é perfeito do jeito que é”, explica.
Maria Helena conta que é apaixonada por trabalhos de nú artístico e que vê isso de uma forma natural. “Para mim é sagrado, porque o nosso corpo é sagrado”, complementa. Ela ainda conta que, normalmente, os clientes chegam tímidos mas acabam gostando da ideia. “Eles se sentem super a vontade, eles conhecem o seu corpo, se auto conhecem”, coloca.
Quando o ensaio é em casal, a fotógrafa explica que acaba virando um momento de conexão entre os envolvidos. “É legal o feedback que eles dão depois. Um dos casais que fotografei comentaram o quanto foi bom pra eles, como se sentiram a vontade e como foi uma forma de curtir o parceiro”.
Para quem se interessa pelo trabalho realizado pela fotógrafa, Maria Helena dá um alerta: é preciso estar preparado para o julgamento. “As pessoas julgam. Mas quem vai me procurar geralmente são pessoas mais tranquilas que estão de bem consigo mesmas”, coloca.
Fotógrafa e fotografada
Recentemente, Maria Helena passou de fotógrafa a fotografada. Ela fez uma foto nua juntamente com o noivo na Serra do Corvo Branco, em Santa Catarina. “Essa foto é inspirada em um filme que vi anos atrás e sempre quis reproduzir. Ele foi muito parceiro, apoiou minha ideia e se divertiu”, conta.
Ela ainda afirma que essa é uma forma de inspirar as pessoas a se aceitarem. “Quando eu posto fotos minhas, me aceitando, mostrando que aquilo é normal, as pessoas veem de uma forma diferente. Porque normalmente as pessoas postam fotos quando são perfeitas, lindas, e eu gosto de mostrar que sou uma pessoa normal, e as pessoas acabam se inspirando”, finaliza.