A campanha De Domingo a Domingo, criada pelo Governo do Estado no dia 26 de março, atingiu a marca de 529.615 doses da vacina aplicadas nos fins de semana, uma média de 52 mil doses/dia. As datas consideradas para a análise foram os cinco fins de semana de 27 de março a 25 de abril. O objetivo é acelerar a vacinação contra a Covid-19.
De acordo com os dados do Vacinômetro, até a tarde desta segunda-feira (26), 2,4 milhões de doses da vacina já haviam sido aplicadas no Paraná, ou seja, mais de 21% deste total foi aplicado durante os fins de semana.
“O Paraná foi um dos primeiros Estados a incluir a vacinação aos finais de semana e essa campanha, sem dúvidas, já é um sucesso. Sem este reforço talvez essas doses não tivessem sido aplicadas tão rapidamente, principalmente para aqueles que não podem se deslocar até um ponto de vacinação durante a semana”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
“Nossa principal arma contra esse vírus é a vacinação. Quanto mais paranaenses forem vacinados, estaremos mais perto de vencer a batalha”, acrescentou.
Ao longo deste primeiro mês, 317 municípios do Estado (79%) aderiram à campanha e cada um deles realizou pelo menos uma ação de vacinação durante um final de semana.
“A ideia da campanha é proporcionar a vacinação durante todos os dias da semana, para abranger o maior número de pessoas possível. Um mês após este lançamento já vacinamos mais de meio milhão de paranaenses em dez dias, este é o propósito do nosso Plano de Vacinação, fazer a vacina chegar até o braço das pessoas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
CORUJÃO DA VACINAÇÃO – Outra estratégia do Governo do Estado para acelerar a vacinação no Paraná foi a criação, no dia 5 deste mês, do Corujão da Vacinação. A ideia é proporcionar a vacinação fora dos horários normais, disponibilizando atendimento até a meia-noite em algumas regiões.
LOGÍSTICA – O Governo do Estado colocou aeronaves à disposição da Secretaria da Saúde para agilizar o envio dos imunizantes logo que chegam ao Paraná. A média de tempo entre a chegada das vacinas e o recebimento nas Regionais de Saúde tem sido de até 24 horas.
“Com certeza, este esforço para entregar as vacinas tão logo cheguem ao Estado tem facilitado as ações de imunização nos municípios. Na última semana, quando o Paraná recebeu na madrugada de sexta-feira pouco mais de 200 mil doses, ao final do dia as Regionais já estavam com elas para utilização no sábado”, explicou o secretário.
Nas últimas semanas o secretário Beto Preto tem acompanhado as ações de vacinação em vários municípios do Estado, para reafirmar o compromisso do Governo em imunizar toda a população. “Estamos passando nas cidades para incentivar a continuidade do processo de imunização em todo o Paraná. Este é o compromisso do Governo, vacinar o maior número de paranaenses de domingo a domingo”, finalizou Beto Preto.
da AeN