A retomada do Turismo e as estratégias do Governo do Estado para o setor foram apresentadas nesta terça-feira (05) em Fortaleza (CE), durante um encontro da Rede Inteligente de Mercado no Turismo (RIMT), evento ligado ao Ministério do Turismo (MTur).
O potencial do Paraná foi apresentado pela Paraná Turismo, vinculada à Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). O coordenador do Núcleo de Eventos da Paraná Turismo, André Poletti, quem fez a apresentação.
A autarquia é responsável pelo fomento e divulgação dos atrativos do Estado. Em Fortaleza, foi reforçado o otimismo do Governo do Paraná com o retorno gradativo das atividades turísticas.
O Plano de Retomada do Turismo é considerado um dos mais completos e bem planejados do país, composto por diversas ações, como as campanhas “Paraná, seu próximo destino!” e “Paraná para o paranaense”, além do projeto “Paraná Pay” e do retorno do “Voe Paraná”, entre outros projetos e iniciativas.
Segundo o diretor de Marketing e Inovação da Paraná Turismo, Irapuan Cortes Santos, o Estado planeja o retorno das atividades de forma organizada e segura. “Esses eventos servem para mostrarmos que estamos planejando e executando o retorno das atividades turísticas de uma forma muito segura e de acordo com todas as normas estabelecidas”, destacou.
“A exposição demonstra que o turismo é levado a sério no Paraná e que o trabalho vem obtendo visibilidade nacional”, destacou André Poletti.
PROMOÇÃO – Até o final deste ano, o potencial turístico do Paraná é apresentado em diversas feiras e eventos, com a missão de divulgar o Estado como rota segura e acessível aos viajantes.
Ainda neste mês, a Paraná Turismo organiza um famtour (tour de familiarização) com operadores de outros estados do país. É uma forma de promoção que tem como objetivo familiarizar e encantar o distribuidor do produto turístico.
Trata-se de um projeto turístico para convidar agentes de viagens para uma visita técnica e turística. A ideia é que eles conheçam o Paraná e saibam o que oferecer ao cliente.
O programa é uma forma de treinamento no qual os agentes e operadores de viagens têm a oportunidade de conhecer os destinos e suas ofertas técnicas e turísticas, para que tenham mais conhecimento e segurança na hora de indicá-los.
“Como resultado, espera-se o aumento da venda do produto turístico pelos participantes do famtour, inclusive com o quesito segurança turística que tratamos como prioridade”, ressaltou o diretor-presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl.
da AEN