Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024

Paraná investe em aplicativo de consultas médicas não presenciais

2020-09-21 às 10:16

O serviço de consultas não presenciais em saúde está em reformulação. A nova plataforma de atendimento à população será lançada nas lojas de aplicativos no início desta semana, de forma gratuita. O app anterior foi no sábado (19). 


A nova plataforma será a segunda etapa do serviço de saúde com atendimento online. A opção que será lançada terá a ampliação dos atendimentos e oferecerá, também, o monitoramento dos casos suspeitos. Além disso, o sistema foi pensado para avaliar as condições de saúde dos usuários e oferecer auxílio na detecção de outras doenças e síndromes respiratórias. 


O diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Nestor Wener Junior, avalia a nova etapa da oferta do serviço. “Estávamos pensando em oferta de serviços online desde 2019. Planejando com muito cuidado e atenção. Mas aceleramos todo o processo e lançamos o Telemedicina Paraná por causa da Covid-19. Agora, essa nova etapa está mais estruturada, mais ampla e com ajustes que entendemos serem necessários a partir dos feedbacks que tivemos da primeira platatorma.”


ATENDIMENTOS ONLINE – O programa Telemedicina Paraná foi lançado em abril deste ano com o intuito de facilitar o atendimento à população, evitando aglomerações e deslocamentos até as unidades de saúde durante a fase de pandemia do novo coronavírus. 


Com a plataforma foi possível consultar da própria residência, obter diagnóstico e encaminhamento para as unidades de atendimento. Um mês após o lançamento, o aplicativo passou a ofertar também o atendimento de psicólogos, para dar ainda mais suporte à população. 


Para o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), Aldo Bona, a primeira etapa realizada teve um resultado positivo. “Sem dúvida temos excelentes resultados e isso nos auxiliou a redimensionar o trabalho e readequar os recursos tecnológicos e também os recursos orçamentários e financeiros para que possamos continuar a oferecer o serviço.”


Depois de cinco meses de atividades, o Telemedicina Paraná chegou à marca de 21 mil atendimentos, 10 mil consultas e 565 acolhimentos psicológicos. Nele, atuam 32 bolsistas nas áreas de medicina, psicologia, enfermagem, além de estudantes de cursos de graduação da área da saúde, que são supervisionados por professores das universidades estaduais e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

 
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – Uma das principais mudanças no novo aplicativo será a utilização mais acentuada da inteligência artificial. A tecnologia irá garantir que a triagem seja feita de forma mais ampla e rápida, o que evitará espera para o atendimento dentro do aplicativo. 


Assim que a triagem for realizada, será apresentada uma agenda com a disponibilidade de horários e médicos para o atendimento. A consulta será realizada por vídeo chamada, tudo para garantir agilidade e segurança aos profissionais e pacientes. 


Os casos suspeitos serão monitorados e os diagnósticos também serão mais interativos. O paciente receberá a receita médica e o encaminhamento direto no celular. 


Outra funcionalidade que estará presente no app é a possibilidade de realizar o cadastro de membros da família e de quem teve contato com o usuário para atendimento posterior.  Dessa forma, não é mais necessário que cada membro realize o download do aplicativo, o que torna o processo de detecção mais dinâmico e sem burocracia.  

 
O novo aplicativo deve ser lançado no próximo mês e estará disponível para download em Android e IOS.

Imagens/informações: Sesa.