Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Parceria vai desenvolver ações na área da Ciência, Tecnologia e Inovação

2021-02-12 às 16:48
A Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) assinaram nesta sexta-feira (12) um termo de cooperação técnica para desenvolver uma série de ações na área da Ciência, Tecnologia e Inovação. – Curitiba, 12/02/2021 – Foto: Divulgação Celepar

A Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) assinaram nesta sexta-feira (12) um termo de cooperação técnica para desenvolver uma série de ações na área da Ciência, Tecnologia e Inovação. O documento foi assinado pelos representantes das duas instituições e tem vigência inicial de 12 meses.

O objetivo da parceria é promover o intercâmbio de conhecimentos e metodologias inovadoras de gestão, por meio das universidades estaduais, para subsidiar a estruturação do Escritório de Projetos e Processos da Celepar. O Plano de Trabalho prevê 11 etapas, contemplando diagnóstico, proposição e validação de um modelo para o Escritório de Projetos e Processos, assim como a definição de perfil de programas e projetos desenvolvidos pela Celepar, entre vários outros aspectos.

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, destacou a ampliação das relações entre setores do Governo do Estado para incentivar projetos inovadores em todo o Paraná. “As parcerias são essenciais para incentivar o empreendedorismo inovador, além de disseminar o conhecimento científico e tecnológico, premissa das políticas estaduais de difusão e popularização da ciência”, afirmou.

A cooperação vai contribuir para o aprimoramento da gestão dos projetos e a otimização dos processos na Celepar e, consequentemente, o aperfeiçoamento dos controles internos e a mitigação de riscos da empresa. O intuito é colaborar com a execução dos projetos da companhia a partir do uso de práticas de gestão de mudança organizacional.

SERVIÇOS PÚBLICOS – Para o presidente da Celepar, Leandro Moura, a parceria contribuirá para a melhoria dos serviços públicos ofertados pelo Estado. “Ao unirmos forças, estamos fortalecendo a nossa parceria e demonstrando que grandes mentes aliadas dentro do governo podem transformar e inovar em seus projetos e processos, o que acarreta em novas iniciativas e melhorias na ponta para o cidadão paranaense”, ressaltou.

Segundo o coordenador de Ciência e Tecnologia da Superintendência Geral, Paulo Renato Parreira, além de intensificar o desenvolvimento científico e tecnológico, o Paraná vem promovendo a integração entre a comunidade acadêmica e universitária e o setor produtivo empresarial, sempre focando no desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

“Essas iniciativas constituem importantes ferramentas de incentivo ao desenvolvimento de todas as regiões paranaenses, pela capacidade de apoiar a formulação de políticas públicas, integrar atores estratégicos e divulgar informações de relevância social, como indicadores, serviços e relatórios ligados à Ciência, Tecnologia e Inovação em esfera estadual”, salientou.

O Plano de Trabalho vinculado à cooperação técnica também prevê o intercâmbio de metodologias de gestão e a priorização de projetos com a Coordenadoria de Ciência e Tecnologia.

MODERNIZAÇÃO – O Estado do Paraná continua evoluindo na área de desenvolvimento de softwares, com a integração de diversos sistemas corporativos ativos nas instituições governamentais, convergindo para uma informação única e integrada, de forma fácil e rápida.

Exemplo disso é o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), plataforma que congrega vários serviços desenvolvidos para os cidadãos paranaenses, inclusive com versão para dispositivos móveis.

Primeiro programa de inteligência artificial do Brasil, o PIÁ é focado na prestação de serviços à população. A plataforma reúne mais de 600 serviços do Governo em um único lugar e também funciona como canal de diálogo com o cidadão, para atender demandas e reclamações. Disponível nas lojas digitais, o aplicativo é gratuito e qualquer cidadão pode utilizar.

da AeN