Sábado, 24 de Maio de 2025

Parque Vila Velha já recebeu mais de 6 mil visitantes em janeiro

2023-01-19 às 16:02

Com recorde de visitantes em 2022, o Parque Vila Velha já começou 2023 com o pé direito. Apenas nos primeiros 15 dias de janeiro, mais de 6 mil visitantes já passaram pelo local, de acordo com o gestor do Parque, Leandro Ribas.

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e José Amilton, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (19), Ribas comenta que, deste número de visitantes, 25% são da região dos Campos Gerais. “Estamos no período de maior movimentação do parque, recebendo visitantes do Brasil inteiro desde dezembro”, diz.

Entre os municípios que mais visitaram o atrativo em 2022, em primeiro lugar está Curitiba, com cerca de 30% dos turistas. “É um público que a gente foca bastante, mas quando assumimos era 40%. Então você tá dizendo que diminuiu? Não, a visitação aumentou e a proporção de curitibanos diminuiu. Ou seja, o parque está sendo divulgado para mais cidades”, explica Ribas.

Na sequência está Ponta Grossa, com 13.49% dos visitantes em 2022. “Quando a gente assumiu esse número era abaixo de 8, ou seja, o ponta-grossense está voltando a ir para o parque”, observa o gestor. E o terceiro município que mais visitou Vila Velha foi São Paulo capital.

Fortalecimento do Turismo nos Campos Gerais

Avaliando dados nacionais, Leandro Ribas observa que o Brasil ainda explora muito pouco o Turismo. Apesar disso, ele defende que a região dos Campos Gerais está sendo recolocada no mapa do Turismo nacional novamente.

Para ele, a concessão do Cânion Guartelá será importante para o setor, já que mais um atrativo será estruturado. “No turismo funciona bem essa questão de “é o maior”, mais extenso, mais bonito e o Guartelá já é conhecido como o sexto maior Cânion do mundo, tem essa mística, e você começa a fazer a rota turística aqui na região. Temos que partir do Guartelá e já correr para o Parque do Monge na Lapa, que é outro atrativo que pode ser concessionado, aproveitar Jaguariaíva que está fazendo um trabalho excelente com a Prefeitura Municipal, Prudentópolis, Witmarsun, precisa ser explorado”, afirma. “Temos tudo na região dos Campos Gerais, história, cultura, aventura, ecoturismo, não tem porque não acontecer. É uma região que está se consolidando”, completa.

“Ponta Grossa é abençoada por ter desenvolvido todos os ramos da economia, é forte no Agro, na Indústria, no Comércio, não precisa renegar o Turismo. Ele é mais um braço forte, que acaba trazendo mais indústria, qualidade de vida, acaba movimentando de toda forma”, conclui.

Confira a entrevista na íntegra: