Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022

Parque Vila Velha recebeu mais de 80 mil visitantes desde a reabertura ao público

12/01/2022 às 17:51

O Parque Vila Velha recebeu 88.689 visitantes desde a reabertura para o público, em setembro de 2020, após as restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Mesmo com o cenário de redução nas viagens internacionais nos últimos anos, quase 300 turistas foram estrangeiros. Cerca de 10% vieram da Jordânia, 9% da Bolívia, 8,5% do Japão, 8% dos Estados Unidos e 7% da Alemanha.

Já os brasileiros que visitaram o Parque são, na grande maioria, do Paraná (66,86% dos visitantes), seguidos de Santa Catarina, com 11,53%, São Paulo, com 10,92%, Rio Grande do Sul, com 2,34%, e Rio de Janeiro, com 1,60%. Entre as cidades de origem a primeira é Curitiba, com 26 mil visitantes (quase 30% do total). Ponta Grossa está em segundo (15,72%), seguida por São Paulo (4,82%), Joinville (2,37%), e Londrina e Maringá (ambas com 1,7%).

No local, o público pode aproveitar os atrativos naturais já bem conhecidos – arenitos, furnas e Lagoa Dourada – e novas opções, como arvorismo, passeio em balão estacionário, tirolesa, cicloturismo, trilhas e caminhada noturna.

Sob a administração da concessionária Soul Park, o parque passou por melhorias nos últimos anos e potencializou seus motivos para a visitação. “Reformulamos todo o padrão de atendimento e nossa estrutura de operação, construímos uma nova praça central, implantamos quatro núcleos gastronômicos, reformamos o centro de visitantes, implantamos novas atrações de aventura imersivas na natureza e mudamos até mesmo a forma como o visitante experimenta tudo isso. Agora ele tem mais liberdade para aproveitar essas experiências por meio de um passeio autoguiado”, destaca o gestor Leandro Ribas.

O contrato de concessão foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no dia 19 de fevereiro de 2020. No entanto, com o início da pandemia no mês seguinte, o parque ficou fechado e as visitas foram retomadas no segundo semestre com capacidade de público limitada a 50%, mas já com novidades nas atrações.

“Muitos visitam o parque estimulados pelas novas atrações de aventura como a tirolesa, arvorismo, cicloturismo e o voo em balão estacionário”, cita Ribas. Conforme dados da empresa, cerca de 15 mil pessoas desceram na tirolesa e mais de 7 mil aproveitaram o circuito de arvorismo, atrações de aventura criadas pela concessionária para melhorar a experiência do visitante.

A partir deste mês de janeiro, a caminhada noturna conta com um novo telescópio, considerado um dos maiores do Paraná, e com o dobro da capacidade de resolução para propiciar imagens mais vivas e detalhadas dos astros. Oferecida quinzenalmente, quem comprar o ingresso para a caminhada noturna terá a possibilidade de entrar no parque a partir das 9 horas para conhecer todos os atrativos naturais antes do pôr do sol, quando o passeio começa.

O Parque Vila Velha foi a primeira Unidade de Conservação (UC) criada no Paraná, em 1953. Entre 2016 e 2019, o local teve média anual de 66,5 mil visitantes, segundo o Instituto Água e Terra (IAT). A maior visitação de turistas e famílias ocorria nos meses de novembro a janeiro e em julho (aliado às férias escolares).

Confira a matéria completa na AEN