Sábado, 20 de Abril de 2024

Pastoral da Sobriedade retoma atendimentos nesta segunda-feira (23) na Catedral

2022-05-23 às 16:52

A Pastoral da Sobriedade trabalha com a recuperação de dependentes químicos em Ponta Grossa desde 2017, mas com a pandemia, as atividades foram interrompidas temporariamente. Nesta segunda-feira (23) as reuniões semanais serão retomadas na Catedral Sant’Ana, no Centro de Ponta Grossa.

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero na rádio Lagoa Dourada FM, Claudimar Barbosa, coordenador da pastoral, conta que esta é uma atividade da igreja católica, porém todos são bem-vindos, independente da religião. “A sobriedade é fazer com que as pessoas recobrem aquela condição que perderam quando iniciaram o uso de álcool e outras drogas. Quando há uma dependência na família, não só o dependente sofre, mas todos os familiares. Isso decorre todo um sofrimento emocional e pastoral também acolhe as pessoas que buscam essa recuperação”, explica.

Para ajudar o dependente químico, é necessário que a pessoa seja levada a admitir o seu sofrimento decorrente da dependência, segundo Claudimar. “Muitas vezes os familiares acreditam que basta tirar do contato da pessoa, não ter bebida alcoólica em casa, basta não deixar que a pessoa saia de casa. Mas isso é pouco, sem a convicção do dependente, se ele não admitir que precisa de ajuda. Por isso, a Pastoral caminha seguindo os 12 passos do Programa Vida Nova”, afirma.

12 passos

Claudimar destaca que os 12 passos são baseados em conceitos bíblicos. O ciclo é realizado ao longo de 12 semanas em cinco ciclos anuais. Após o primeiro passo, que é admitir que precisa de ajuda para deixar o vício, o segundo passo é confiar, “onde a pessoa expressa confiança em Deus de que terá força para se recuperar”, afirma Claudimar.

O terceiro é entregar a vida nas mãos de Deus para que a superação aconteça. O quarto é arrepender-se e o quinto é confessar. “É pôr a sua vida a limpo, assumindo a condição de pecador e pedindo perdão a Deus”, explica Barbosa. Na sequência, o sexto passo é renascer. O sétimo é reparar e pagar pelos danos causados, o oitavo é a professar a fé, o nono é orar e vigiar. “Tem que ter a consciência de que a vigilância permanente para que não venha a cair em tentação, a oração é importante para o fortalecimento pessoal”, destaca. O décimo passo é servir, o décimo primeiro é celebrar a eucaristia e o décimo segundo é festejar. “Se a pessoa não faz algo de livre e espontânea vontade, não vai surtir efeito. Mas a prevenção vem sempre em primeiro lugar, é melhor prevenir o primeiro contato com as bebidas e drogas do que remediar”, conclui.

As reuniões da Pastoral da Sobriedade ocorrem todas as segunda-feiras, às 19h30, em anexo à Catedral Sant’Ana, em Ponta Grossa. Para mais informações, o telefone é: (42) 3224-0143.

Confira a entrevista completa: