Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Pastoral de Adolescentes da Diocese de PG celebra 40 anos

2020-10-09 às 15:02

Neste sábado (10), a Pastoral de Adolescentes da Diocese de Ponta Grossa celebra 40 anos de história. Iniciada em 1980, a finalidade foi e é ‘pastorear sendo evangelho vivo’, levando à juventude a mensagem de Cristo por meio de uma abordagem específica e em vários canais, onde o público alvo está inserido, como a internet, principalmente neste tempo de pandemia. Uma missa em ação de graças será celebrada às 15 horas, na Catedral Sant’Ana, para registrar essa importante data. Devido às restrições sanitárias, apenas os membros da coordenação participarão presencialmente. A missa será transmitida online pelas páginas no Facebook da Pastoral de Adolescentes e do Setor da Juventude. 

Dentre as atividades realizadas, atualmente, os adolescentes participam da oração do terço às terças-feiras, escolinhas online e live musical. Sobretudo, a programação do grupo vai além do ambiente virtual, desenvolvendo também a Escolinha de Vivência (todos os meses), Adoração, Treinamento de Liderança Cristã (TLC), Renovação do TLC, MiniTLC, ChulaPA, AcamPA, ASPAS e confecção de tapetes de Corpus Christi, todos presencialmente, quando possível. Diretamente, uma média de 80 a 100 adolescentes se envolvem nas iniciativas, além de uma equipe de organização, que concentra até 60 jovens. A Pastoral é conduzida por cerca de 15 jovens coordenadores e três casais de apoio, totalizando 21 pessoas.

Sobre a expectativa em comemorar uma data tão importante da Pastoral, o sentimento é de enorme gratidão a Deus. “Quantas pessoas, adolescentes, jovens conduzidos ao primeiro encontro ou até mesmo retorno a casa do Pai; vidas transformadas e pela graça de Deus que conhecem e ficam mais próximo do nosso Pai e nossa mãe Maria, criando intimidade e sendo fiéis na caminhada. Queremos continuar fazendo a diferença na vida das pessoas, ajudando quem ainda não teve uma experiência com o Senhor a participar conosco”, comenta um dos coordenadores da Pastoral, Lucas Santos Jurko .

O assessor eclesiástico do Setor Juventude da Diocese, padre Kleber Pacheco, ressalta a importância da Pastoral e deste momento celebrativo. “Nós do Setor Juventude nos alegramos enormemente com a Pastoral de Adolescentes que completa 40 anos de caminhada. O interessante desta Pastoral é que ela ajuda na inserção dos adolescentes nas comunidades, é uma grande incentivadora. Uma pastoral de comunhão, que quer ajudar o jovem a ser protagonista no lugar que ele está”, afirma.

O padre lembra ainda a descoberta de vocações através da Pastoral. “Quantas vocações surgiram nestes 40 anos, famílias, bons cristãos, tudo isso é motivo de Ação de Graças para nós do Setor, que continuamos rezando a Deus pedindo que sustente o trabalho dos adolescentes e coordenadores. Contem sempre com o apoio do padre Kleber, para que continuemos fazendo uma boa caminhada de comunhão evangelizando os jovens”, disse o assessor diocesano.

Da assessoria