Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Pelo segundo ano seguido, celebração de Corpus Christi não contará com presença de fiéis nas ruas de PG

Bispo Dom Sergio deve passar com o Santíssimo por cinco paróquias; confira o trajeto
2021-05-19 às 11:48

As paróquias dos quatro setores da cidade de Ponta Grossa farão a celebração de Corpus Christi sem a participação dos fiéis nas ruas, pelo segundo ano seguido. No próximo dia 3 de junho, todos são convidados a rezarem em casa, acompanhando pela Rádio Sant’Ana e pela página oficial da Diocese de Ponta Grossa no Facebook. O Santíssimo será levado pelo bispo Dom Sergio em um carro preparado, o ‘bispo móvel’, que sairá às 14 horas da Paróquia São Sebastião/Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

O bispo-móvel passará pelas paróquias São José/Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Imaculada Conceição, em Uvaranas, e Nossa Senhora da Saúde, no Jardim América. A chegada será na Catedral Sant’Ana, onde estará a equipe que conduzirá as reflexões e fará os cantos, durante todo o trajeto. “Rezaremos à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora e Plano Diocesano de Pastoral, tendo como referência os quatro pilares: Palavra, Pão, Caridade e Dimensão Missionária”, comenta o coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, padre Joel Nalepa.

Segundo padre Joel, durante a passagem do Santíssimo, “rezaremos pelo fim da pandemia, para que nossas comunidades possam voltar às celebrações e atividades presenciais, pelas famílias que estão sofrendo com a pandemia, pelas vidas perdidas, pelos profissionais de saúde, pela Campanha da Fraternidade 2021 ‘Cristo é nossa Paz’, pelo Ano de São José, pela evangelização em tempo de pandemia e pelos 95 anos da Diocese de Ponta Grossa, comemorados no último dia 10 de maio”, acrescenta o coordenador.

Como em anos anteriores, a celebração de Corpus Christi terá um gesto concreto. “Vivemos um tempo muito difícil com a pandemia, perdas de muitas vidas, desemprego e fome, queremos manifestar nossa sensibilidade e solidariedade com os mais fragilizados. Por isso, as paróquias que representarão os pilares e que estão nos quatro setores pastorais serão pontos de coleta de alimentos não perecíveis para cesta básica, que serão encaminhados para a Cáritas Diocesana, para posterior distribuição às famílias pobres”, adianta padre Joel.

Trajeto

As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019 -2023 que se utilizam da metáfora ‘casa’, falam da Comunidade Eclesial Missionária sustentada por quatro pilares: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária. O Plano Diocesano de Pastoral também segue esse modelo. Por isso, em cada paróquia, por onde o Santíssimo irá passar será preparado um cenário lembrando esses pilares.

“Esse cenário será preparado pelo setor da referida paróquia. Como forma de lembrar e valorizar as paróquias de cada setor pede-se que junto do cenário do pilar coloque-se também a imagem do (a) padroeiro (a)”, detalha padre Joel, citando que na Paróquia São Sebastião, Pilar da Palavra, o cenário será preparado pelas paróquias do Setor 4; na Paróquia São José, Pilar do Pão e Ano de São José, o cenário será preparado pelas paróquias do Setor 1.

Já a Paróquia Imaculada Conceição ornamentará o espaço tendo como tema o Pilar da Caridade, ao lado das paróquias do Setor 3. Na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, Pilar da Dimensão Missionária, o cenário será preparado pelas paróquias do Setor 2. Na Paróquia Sant’Ana/Catedral, após a chegada do Santíssimo, haverá a fala do bispo Dom Sergio e será dada a bênção final.

Da assessoria