Na tarde desta segunda-feira (20), o Hospital Universitário de Ponta Grossa (HU-UEPG) recebeu 20 aventais descartáveis e mais um modelo de amostra para auxiliar os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19. No total, foram 21 aventais doados. A doação foi feita pela Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG).
Estiveram presentes na entrega o Coordenador da Regional de Ponta Grossa, Policial Penal e Diretor da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, Luiz Francisco da Silveira e Sebastião Cesar de Araujo, Policial Penal e responsável pelo Centro de Regime Semiaberto da Lapa.
Os presos da cidade tem confeccionado várias máscaras desde o início da pandemia, já foram produzidas mais 120 mil unidades, distribuídas para vários órgãos do município, Prefeitura, hospitais e entidades de saúde.
Informações/Fotos: PEPG
Veja as fotos:
Hospital Universitário da UEPG recebe doações de aventais descartáveis para ala Covid-19
Na última sexta-feira (17), o Hospital Universitário da UEPG abriu dez novos leitos de Terapia Intensiva para pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19. Com a ampliação, o hospital conta agora com uma capacidade para 30 pacientes na UTI e 24 em leitos clínicos para o atendimento à pandemia. O aumento da capacidade de atendimento gerou uma demanda por mais equipamentos de proteção individual para os profissionais que trabalham no combate à pandemia.
A diretora geral do HU, Luciane Cabral, conta que os aventais descartáveis são os itens mais necessários no momento, por conta dos cuidados necessários com a paramentação e descarte apropriado dos materiais. “A cada vez que o profissional entra em um leito para atender a um paciente, o avental é descartado”, explica.
São utilizados por dia 15 aventais por paciente nos leitos de UTI, cinco aventais por paciente nos leitos clínicos, além dos equipamentos utilizados no Pronto Atendimento, na tenda de triagem de sintomas respiratórios e no setor de Imagem, onde são realizados exames de pacientes da ala Covid. “Considerando apenas os 23 pacientes que temos nesta segunda-feira internados na UTI Covid, o consumo é de mais de 10,3 mil aventais por mês, somente neste setor. Com a lotação máxima da UTI, esse consumo pode chegar a 13,5 mil aventais/mês”, detalha a diretora.
Há uma licitação pública em andamento para a aquisição destes materiais, mas a finalização do processo deve demorar alguns dias. Por isso, interessados podem contribuir para garantir a segurança dos profissionais de saúde do HU-UEPG, por meio de doações de quaisquer valores na conta da FAUEPG: Caixa Econômica Federal, agência 3186, operação 003, conta corrente 134-7, CNPJ 08.574.460/0001-35.
Texto e foto: Aline Jasper