Na última semana antes das eleições, o Grupo D’Ponta e o Instituto Radar Inteligência realizaram uma pesquisa para averiguar a intenção de votos no município de Ponta Grossa. O levantamento, divulgado no dia 02 de outubro, foi o que mais se aproximou dos resultados do pleito levando em conta a margem de erro, que era de 4 pontos percentuais.
De acordo com a pesquisa, os resultados previstos eram os seguintes:
Mabel Canto: 33,9%
Elizabeth Schmidt: 24,5%
Marcelo Rangel: 22,2%
Aliel Machado: 15,2%
Dr. Magno: 4,2%
Os resultados nas urnas foram os seguintes:
Mabel Canto: 27,87%
Elizabeth Schmidt: 27,51%
Marcelo Rangel: 21,07%
Aliel Machado: 19,51%
Dr. Magno: 4,04%
Para o diretor do Instituto Radar Inteligência, Antonio Geraldo Topanotti, a última semana antes das eleições é um período “sensível”. “A gente sabe, ao longo dos nossos 30 anos de luta nessa área, que a última semana é muito sensível. É onde tudo acontece, quem chega mais organizado, com mais estrutura e planejamento tende a levar vantagem na reta final da campanha”, afirma.
“Elizabeth estava crescendo, de pesquisa em pesquisa ela sempre subia 3, 4, 5 pontos e acabou se confirmando isso na apuração dos votos. Marcelo estava estabilizado nas duas últimas pesquisas, na casa dos 22%, ele fez 21,07%. E o crescimento da Elizabeth se deu em detrimento da Mabel, que aparecia um pouco melhor. Quando um candidato cresce, alguém tem que decrescer, digamos assim”, elucida.
Com o segundo turno confirmando entre Mabel Canto e Elizabeth Schmidt confirmado, ele apontou que a previsão se cumpriu conforme os dados apresentados no último levantamento. “Eu até brincava dizendo que nós teríamos um segundo turno cor-de-rosa em Ponta Grossa, e de fato se confirmou. Agora é outra eleição, começa hoje o segundo turno e vai ser uma eleição bem legal”, diz.