Além de triagem e encaminhamentos, os profissionais realizam procedimentos como curativos, medicações, lesões, traumas, entre outros
Desde o início da pandemia do novo coronavírus a Prefeitura de Ponta Grossa vem realizando uma série de mudanças e remanejamentos nos atendimentos realizados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), para não haver prejuízo a população. Um dos serviços que recebeu as alterações foi o de saúde bucal, onde procedimentos eletivos tiveram que ser suspensos, passando a trabalhar e focar nos pacientes com complicações urgentes. Atualmente os profissionais estão atendendo cerca de 2100 pessoas por mês.
Ponta Grossa conta hoje com 80 profissionais dentistas, 54 auxiliares de saúde bucal e 8 técnicos de saúde bucal, estes estão realizando suas atividades nos hospitais municipais, na linha de frente do combate a pandemia do conronavírus. As equipes estão espalhas em diversos serviços, desde as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Hospital Municipal João Vargas de Oliveira (HC), Hospital Municipal Amadeu Puppi (HM) e no Centro de Especialidade Odontológica (CEO).
“Nossas equipes estão preparadas para atender com qualidade todos os pacientes. Todos devidamente equipados, utilizando equipamentos de proteção individual e os pacientes também recebem os cuidados necessários. Este é um momento que devemos ter o dobro de cuidado, poder contar com o profissionalismo e responsabilidade das equipes é essencial para dar continuidade no trabalho de saúde odontológica”, diz o Coordenador de Odontologia da FMS, Edson Alves.
Por conta do período que está sendo vivenciado algumas estratégias foram traçadas para que os atendimentos não parassem. Então, no momento, a população pode procurar atendimento odontológico em 42 pontos, estes estão localizados junto as UBS. “Todos os profissionais estarão atendendo a população, realizando a triagem e encaminhamento do paciente, quando necessário. Além disso, os profissionais estão avaliando a condição, podem repassar medicação, realizam curativo e reforçam orientações”, explica a presidente da FMS, Angela Pompeu. Os pontos estratégicos estão localizados nos bairros, atendendo o público que é referência da UBS.
Dentro dos pontos citados o município conta com 18 deles em locais para atendimento odontológico de urgência, alguns na região central da cidade, contando com profissionais no CEO, no HC e HM, em horários alternados, cada local atendendo um público específico. “Estes locais contam com horário diferenciado para atendimento, sendo assim é importante que o paciente tenha consciência da importância de chegar cedo, pois todos serão atendidos de acordo com a ordem de chegada”, comenta um dos coordenadores e dentista, Edson Chaves.
Desde março, quando a pandemia chegou em Ponta Grossa, os serviços de atendimento não estão realizando consultas eletivas, priorizando os casos urgentes. A decisão foi tomada para garantir a segurança dos servidores e da população, pois a odontologia é uma das profissões mais expostas para contagio, porque trabalha com a saliva. “Pedimos para que os pacientes, maiores de idade, que necessitarem de atendimento odontológico de urgência, não levem acompanhantes e os que são menores compareçam apenas com um. É importante que estejam usando máscaras e nos locais também existe o tapete higiênico para todos utilizarem. Nós trabalhamos de acordo com as orientações do Ministério da Saúde”, destaca a coordenadora do CEO, Alda Dalla Vecchia.
Os pacientes que tiverem dúvida sobre onde procurar atendimento, horários e se o seu caso se enquadra como urgência, podem entrar em contato pelo 3220-1000, ramais 1207 e 4010, das 10h às 16h, e 4411, 4410, das 7h às 11h30, das 12h30 às 16h30.
Horários de atendimentos odontológicos
UBS: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 13h às 17h;
CEO: de segunda a sexta-feira, 7h às 11h30, das 12h30 às 16h30;
HC: de segunda-feira, das 8h às 12h, outros dias das 13h30 às 17h30;
HM: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 13h às 17h e das 18h às 22h.
Pontos para referência de Urgências Odontológicas.
– JÚLIO AZEVEDO (tarde)
– OTTONIEL PIMENTEL (manhã e tarde)
– CEO
– HM
– HC (Somente crianças até 12 anos incompletos)
– ROBERTO PORTELA (manhã e tarde)
– EUGÊNIO BOCCHI (manhã e tarde)
– CLEON MACEDO (manhã e tarde)
– JAVIER ARZABE (manhã)
– EGON ROSKAMP (manhã e tarde)
– ANTONIO SALIBA (segunda à tarde; demais dias pela MANHÃ)
– LAURO MULLER (manhã)
– LUIZ CONRADO MANSANI (manhã)
– HORÁCIO DROPPA (manhã e tarde)
– ANTERO MELLO (manhã)
– JEAN FAIVRE (quartas – a partir das 13h30)
– VILA VELHA (terças – 7h30 às 15h00)
– BISCAIA (quartas – 15/15 dias – dia todo)
O que é uma urgência odontológica?
Situações que determinam prioridade para o atendimento, mas não potencializam o risco de morte ao paciente
– Dor odontológica aguda, decorrente de inflamações da polpa – Pulpite;
– Pericoronarite ou dor relacionada a processos infecciosos envolvendo os terceiros molares retidos;
– Alveolite pós-operatória, controle ou aplicação medicamentosa local;
– Remoção de suturas;
– Abscessos (dentário ou periodontal) ou infecção bacteriana, resultando em dor localizada e edema;
– Fratura de dente, resultando em dor ou causando trauma do tecido mole bucal;
– Tratamento odontológico necessário prévio à procedimento médico crítico;
– Biópsia de alterações anormais dos tecidos bucais;
– Ajuste ou reparo de próteses removíveis que estejam causando dor ou com a função mastigatória comprometida;
– Finalização ou troca para medicação intracanal com hidróxido de cálcio e selamento eficaz com material resistente à mastigação para tratamentos endodônticos já iniciados, evitando dessa forma que o prognóstico seja desfavorável;
– Cáries extensas ou restaurações com problemas que estejam causando dor;
– Necroses orais com dor e presença de secreção purulenta;
– Trauma dentário com avulsão ou luxação.
Informações/Imagem: PMPG