Sábado, 28 de Setembro de 2024

PG entra em nova fase de combate ao coronavírus e Rangel anuncia medidas para conter avanço da doença

2020-06-04 às 19:44

No final da tarde desta quinta-feira (4), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, fez um pronunciamento nas redes sociais para anunciar novas medidas de combate à Covid-19 no município.

A Fundação Municipal de Saúde confirmou, também nesta quinta-feira (4), 12 casos de coronavírus. Com isso, o município passa a ter 95 pacientes confirmados com a doença, dos quais 56 estão recuperados e 39 ativos. 

Rangel lembra que o aumento no número de casos está acontecendo em todo o Brasil. “É importante dizer que a evolução da doença no Brasil todo se dá na mesma velocidade. O país está passando pelo pior momento da doença e Ponta Grossa também está acompanhando este crescimento como qualquer outro município”, enfatiza.

Entretanto, o prefeito admite que as novas confirmações para a Covid-19 acenderam o sinal de alerta. “Nos trouxe surpresa o número de caos muito maior num dia apenas. Nós não esperávamos e teremos que tomar medidas mais restritivas”, diz.

Achatamento da curva

Mesmo com o aumento repentino no número de casos, Rangel avalia que o município ainda está longe do pico máximo da doença que colocaria o sistema de saúde em risco. “Nós sempre trabalhamos com a onda ideal para que nós pudéssemos dar estrutura para os pacientes e, mesmo nela há a evolução natural da doença. A cidade de Ponta Grossa está numa condição muito menor do que a onda mínima de segurança”, explica.

Uso de máscara

Rangel lembrou a importância das medidas de prevenção, como o distanciamento social, higienização correta das mãos e uso de máscaras. “Existe no imaginário popular que você utilizando máscara você não vai pegar em hipótese nenhuma a doença e isso não é verdade. A máscara diminui muito a possibilidade de contágio, mas se pega pela aglomeração”, frisa. 

Ele alertou ainda que as máscaras precisam ser utilizadas de forma correta para serem eficientes. “Uma das pacientes falou para mim que estava de máscara, tirou e colocou no queixo por alguns minutos porque não estava aguentando. Foi aí que ela se contaminou”, comenta. 

Proteção aos mais vulneráveis

A principal preocupação da Prefeitura Municipal, de acordo com Rangel, é com a população mais vulnerável. Isto é, idosos, diabéticos, imunodeprimidos, com problemas respiratórios e demais pessoas que se enquadram no grupo de risco para a doença. “Peço a compreensão de todos e que as pessoas com mais de 60 anos ou que estão no grupo de risco fiquem em casa. Pelo menos próximos 10 dias, no mínimo, para que possamos achatar novamente a curva infecção”, pede.

Cartão transporte público

Entre as medidas anunciadas por Rangel, está a suspensão da renovação do cadastro de isenção dos idosos no transporte público. “Todos os anos os idosos precisam ir até a AMTT e renovar os seus cartões. Estamos suspendendo a renovação pelos próximos 10 dias para que haja, nesse momento uma diminuição da circulação das pessoas vulneráveis no centro da cidade”, explica.

Para que os idosos possam utilizar o serviço, serão abertas exceções com a carteira de identidade. “Se você precisar [utilizar o transporte público], com muita urgência, o teu direito não será cerceado, mas você vai precisar apresentar a carteira de identidade”, garante. “Nós queremos evitar que essas se contaminem andando pelas ruas e, infelizmente, neste momento, a chance é contaminação é muito alta”, justifica.

Equipamento de desinfecção

Rangel revelou ainda que a Prefeitura Municipal está contratando equipamento de desinfecção que serão colocados nos terminais de transporte público e áreas de maior circulação de pessoas. “Esses túneis serão instalados em pontos que a gente considera críticos e pedimos à população, que por favor, utilizem o equipamento”, pede.

O prefeito conta que as negociações começaram há duas semanas para garantir equipamentos seguros e total transparência no processo. “Como tem muita gente ainda mal-intencionada no Brasil e problemas graves com relação à licitações, nós estamos buscando um projeto muito transparente com menor preço desses equipamentos e maior eficiência”, afirma.

Ele acrescentou que as atividades da equipe e do caminhão da desinfecção serão aumentadas nos próximos dias para garantir a higienização dos pontos onde há maior circulação de pessoas.

Pontos críticos da cidade

Nas próximas horas, a Prefeitura Municipal irá disponibilizar um portal com o mapeamento da cidade e os bairros com maiores índices de infecção. “Posso adiantar que 90% dos casos de Covid-19 em Ponta Grossa estão em Uvaranas. Você que mora em Uvaranas, frequenta o comercio do bairro, por favor, a máscara tem que ser obrigatória”, lembra.

Além de Uvaranas, também há grande concentração de casos no Centro e no Contorno. “A gente identificou que nós temos um eixo que corta a cidade e tem a maior movimentação de pessoas”, explica.

Novo horário do comércio

Por fim, Rangel anunciou que o comércio da cidade voltará a funcionar por apenas seis horas, 10h às 16h, e será mantido o escalonamento. “Com essa informação dos 12 novos casos, nós vamos voltar ao que estávamos fazendo certo e estava funcionando. Mesmo sendo, infelizmente, uma noticia não tão boa na área da economia, precisamos voltar ao que estávamos fazendo e que funcionou”, enfatiza.

O prefeito reforçou que os novos pacientes confirmados com a Covid-19 não contraíram a doença no comércio. “Não existe nenhuma ligação neste momento, mas pode acontecer um reflexo nos próximos dias. Nós não temos compromisso com o erro, mas temos responsabilidade com o futuro”, salienta.