Terça-feira, 16 de Julho de 2024

PG intensifica ações de segurança em escolas e CMEIs

2023-04-05 às 15:54

A Prefeitura de Ponta Grossa inicia, na próxima segunda-feira (10), as atividades de um grupo especializado em segurança e patrulhamento escolar. Instituído pela Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, e previsto por meio de lei criada pelo vereador Pastor Ezequiel, o grupo contará com a atuação de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) em escolas do Município, onde serão realizados patrulhamentos, visitas, entre outras ações direcionadas.

“A segurança das nossas crianças é essencial, por isso criamos uma equipe específica para atuação nas escolas e CMEIs composta por agentes da Guarda Civil Municipal e que possuem total preparo para orientar e acompanhar as demandas das instituições e da comunidade escolar, aproximando e promovendo uma integração ainda maior da GCM com a população”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

De acordo com a secretária de Cidadania e Segurança Pública, os agentes já vêm percorrendo as escolas do Município e entrando em contato com os diretores das instituições. A partir de segunda-feira (10) serão iniciadas as ações específicas e em paralelo às atividades já desenvolvidas pelas equipes da GCM nos bairros e em prédios públicos.

“A atuação deste grupo especializado irá ampliar e fortalecer as atividades preventivas já desenvolvidas pelo Município trazendo um olhar mais específico e dedicado para as escolas”, explica.

Outro aspecto apontado pela secretária entre as ações voltadas às escolas é a articulação de medidas com vistas à incorporação dos locais ao programa “Ponta Grossa Mais Segura”, iniciativa que vem sendo implantada pela Prefeitura e que permite a integração de câmeras e outros dispositivos, contribuindo assim para a criação de uma rede de dados que podem ser utilizados na identificação de demandas e na implementação de estratégias de segurança pública.

“Além das atividades desempenhadas em campo pelas equipes, também estamos trabalhando para ampliar o monitoramento dos prédios públicos, incluindo escolas e CMEIs, e integrar esses pontos à Central de Monitoramento 153 da GCM. Dessa forma, poderemos consolidar um projeto amplo e eficiente de proteção aos nossos cidadãos, em especial às nossas crianças”, finaliza.

da assessoria