Domingo, 19 de Maio de 2024

PG possui 10 leitos de UTI destinados exclusivamente à Covid-19; outros 20 devem ser abertos até final de maio

2020-05-13 às 14:28
O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugura nesta terça-feira (01), novos leitos de UTI do Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier, de Curitiba. O espaço, que estava fechado há dez anos. 01/10/2019 – Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Um levantamento do D’Ponta News com dados fornecidos pela 3ª Regional de Saúde, Ponta Grossa possui atualmente 10 leitos de UTI destinados exclusivamente para pacientes infectados com o novo coronavírus. “A 3ª Regional atende uma população de cerca de 700 mil habitantes, distribuídos em 12 municípios. No total, temos 934 Leitos, sendo eles clínicos, cirúrgicos, obstétricos e de isolamento, tanto infantil quanto adulto, e 96 leitos de UTIs”, explica Robson Xavier, chefe da pasta.

De acordo com Robson, além dos 10 leitos de UTI disponíveis exclusivamente para pacientes de coronavírus, outros 20 devem ser abertos até o final do mês de maio, também no Hospital Universitário Regional. “Mas cada unidade hospitalar, tanto pública quanto privada, desde que tenha UTI, deve destinar tais espaços, caso tenham pacientes suspeitos”, complementa. Ele ainda complementa dizendo que a situação dos Campos Gerais é tranquila. “Temos uma taxa de ocupação Regional e Macro regional em torno de 32%. Estamos bem se comparados com outros Estados. Muito bem!”

Os novos leitos de UTI para tratamento da Covid-19 são oriundos de uma ação do governador Ratinho Jr, que esteve no Hospital Universitário Regional em abril e assinou um repasse de R$ 13,8 mi para a transferência da maternidade e leitos infantis para o Hospital da Criança. Com isso, 20 leitos de UTI ficarão à disposição de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Com relação ao número de profissionais da saúde na linha de frente de combate ao coronavírus, a Regional não forneceu dados precisos. “Nesse momento, podemos dizer que tanto público quanto privado, em qualquer nível de complexidade, todos estão envolvidos no enfrentamento à Covid-19”, finaliza Robson.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná [12/05/2020], dos municípios atendidos pela 3ª Regional de Saúde, Ponta Grossa, Palmeira, Castro e Ivaí registram, ao todo, 32 pacientes confirmados com a Covid-19, sendo que destes, 16 já estão curados.