A rotina dos ponta-grossenses mudou consideravelmente por conta da pandemia do novo coronavírus. O isolamento social resultou em menos veículos circulando pelas ruas da cidade e, consequentemente, menos acidentes de trânsito. Mesmo com o aumento dos serviços de delivery com motocicletas, os números foram menores que o ano passado. Um levantamento feito pelo D’Ponta News mostra a quantidade de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros entre os dias 23 de março, início da quarentena, e 18 de junho.
ACIDENTES COM MOTOCICLETA
Segundo os dados, o número de acidentes envolvendo motocicletas reduziu 37% em relação ao ano passado. Em 2019, os socorristas do Corpo de Bombeiros registraram 298 acidentes do tipo, enquanto em 2020, no mesmo período do ano, foram 189. “Houve uma queda significativa nos acidentes em Ponta Grossa, acredita-se que, mesmo com o a demanda dos serviços de moto, o número de automóveis circulando reduziu na cidade, por isso esta queda registrada durante estes últimos meses”, relata soldado Forte, do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros.
ACIDENTES NO GERAL
Os registros do Corpo de Bombeiros mostram que entre os dias 23 de março e 18 de junho, 418 acidentes de trânsito foram atendidos pelo Siate. Uma redução de 34%, tendo em vista que no mesmo em 2019 foram contabilizados 633 registros. O número de mortos por acidente de trânsito também reduziu durante este período. No ano passado, sete pessoas perderam a vida no trânsito, enquanto neste ano apenas uma vítima morreu em decorrência de acidente.
RANKING POR REGIÃO
O levantamento mostra que o maior índice de acidentes de trânsito é no bairro de Uvaranas. Durante este período, foram 100 registros. A região central ficou em segundo lugar, com 52 ocorrências. Nova Rússia registrou 42, Contorno 35, Chapada 28, Oficinas 26 e Jardim Carvalho 25.
No ano passado a região de Oficinas registrou mais acidentes que o Contorno. Veja o comparativo geral abaixo.
Texto: Igor Rosa | Foto: Arquivo/reprodução