Os dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde mostram que o Paraná teve 114.711 casos confirmados de dengue e 105 mortes em decorrência da doença no período desde agosto de 2019. Os casos foram confirmados em 333 cidades, isso representa 83% dos municípios paranaenses.
“Reafirmamos que a dengue é um dos principais focos de atenção da Vigilância do Estado. A doença mata e combate-la é uma responsabilidade de todos: os criadouros do mosquito estão nas residências e a melhor forma de acabar com a transmissão é a retirada mecânica destes focos. Um a um eles devem ser eliminados. Convocamos a todos para este combate”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto.
Ponta Grossa
Em Ponta Grossa, 27 pacientes foram diagnosticados com dengue e 2 com chikungunya. Até o momento, o município não registrou nenhum óbito em decorrência da doença.
Epidemia
O Paraná vive uma situação de epidemia e os números da dengue são os maiores já registrados em toda a série histórica da Sesa, que investiga e monitora a doença desde 1991. Em anos anteriores, o último surto de dengue ocorreu entre 2015 e 2016 com 56 mil casos confirmados em 322 municípios e 63 óbitos.
Informações e imagens: Secretaria de Estado da Saúde