Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

PG tem menos casos de coronavírus porque está testando menos?, prefeito responde

2020-05-14 às 09:54

Na manhã desta quinta-feira (14), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel comentou sobre o número de testes para detecção do novo coronavírus e a possibilidade de subnotificação de casos de Covid-19 no município.

De acordo com Rangel, Ponta Grossa não tem poucos casos confirmados de coronavírus por estar testando menos do que outras cidades. “Isso é fake news. Se alguém falar na internet que os números de Ponta Grossa são baixos porque não tem teste, pode responder que é mentira”, enfatiza.

De acordo com o último boletim divulgado pela Fundação Municipal de Saúde, até o momento foram realizados 283 testes em Ponta Grossa através do Laboratório Central do Estado (Lacen) e 21 testes rápidos. Rangel reforça que a partir desta semana o município tem à disposição 6,5 mil testes rápidos, destinados principalmente para profissionais da saúde.

O prefeito explica que os testes são os mesmos e seguem os mesmos critérios em todo o estado do Paraná. “Ponta Grossa não é diferente de Curitiba, não é diferente de outras cidades. Quem faz o teste é o Governo do Estado e nós temos uma avaliação de todo o Paraná pelos mesmos critérios”, frisa. 

Entretanto, Rangel admite que Ponta Grossa tem mais casos de Covid-19 do que o divulgado oficialmente. “Se os testes estão sendo feitos, isso quer dizer que não existe subnotificação? Esta pergunta é uma pegadinha, porque no mundo inteiro existe subnotificação. Em todos os países há mais casos do que os oficiais”, enfatiza. “Existem pessoas que pegaram a doença e nem sabem que pegaram, não estão na estatística”, exemplifica. 

As declarações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, comandado por Rangel na Rádio Mundi FM.