Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e José Amilton, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta terça-feira (24), a fisioterapeuta a Tuzi Volponi explicou o que é o pilates, quais as características e quem pode praticar a modalidade.
Tuzi explica que o pilates é uma atividade física que trabalha com o condicionamento e reabilitação de quem pratica. “São exercícios de alongamento muscular, fortalecimento muscular, treino de coordenação motora, equilíbrio e o treino respiratório. É um mix de funções. O principal objetivo é trabalhar exercícios de alongamento e força, usando um treino respiratório específico”, explica.
Entre os benefícios da prática de pilates está a consciência corporal, prevenção de doenças, mobilidade e tonificação muscular. “O pilates proporciona uma melhor distribuição muscular através de uma tonificação, porém ele não traz benefícios de hipertrofia. Para trabalhar isso, a gente direciona a pessoa para um treinamento mais intensivo a nível de carga, porque o pilates é uma atividade que proporciona exercícios usando molas, a ação dele é de menor intensidade”, pontua. Desta forma, qualquer pessoa pode fazer pilates, desde adolescentes, adultos, até idosos, pacientes em fase de reabilitação, por exemplo.
Queixas recorrentes e prevenção
Segundo a fisioterapeuta, atualmente 80% das pessoas que a procuram se queixam de lombalgia, que é a dor lombar causada pela má postura, já que muitas pessoas passam muito tempo em pé, ou muito tempo sentadas devido ao trabalho. “No pilates a gente ensina a pessoa a conhecer melhor o seu corpo, a entender melhor qual a postura mais adequada para sentar, ficar em pé, deitar”, salienta.
As dores na região cervical, próximo ao pescoço, também são recorrentes. De acordo com Tuzi Volponi, isto é consequência do uso constante de dispositivos eletrônicos. “O pescoço a frente projeta o encurtamento da musculatura posterior, mas o dispositivo deve ir até você. A tela tem que estar na altura do seu olhar. No caso do uso de computadores, os pés tem que ficar bem firmes no solo, tem que estar com os cotovelos apoiados na mesa, coluna crescente, porém a tela tem que estar no nível do seu olho”, explica.
Além disso, como o pilates é uma atividade anaeróbica, ou seja mais lenta e controlada, proporciona o trabalho mais focado com a respiração, alinhamento postural, treino muscular de forma mais efetiva. Neste sentido, é possível prevenir doenças como a osteoporose e a hérnia de disco. “A gente tem muitos pacientes que chegam com déficit de cálcio, que ainda não é a osteoporose já instalada, e aí fazemos a atividade para prevenir que a osteoporose se instale. A hérnia de disco, muitas pessoas nos procuram com protusão discal, que acontece antes da hérnia de disco, já tem um amortecimento da perna, tem uma fraqueza, então vamos tratar para não virar uma hérnia, porque depois que ela se instala, seja lombar, torácica ou cervical, é irreversível, não consegue voltar a uma coluna normal, só consegue diminuir os sintomas”, pontua.
Resultados
Assim como em qualquer outra atividade física, os resultados do pilates aparecem com a constância em que a modalidade é praticada. “O pilates é uma atividade que têm um resultado muito rápido, as pessoas saem da primeira e segunda aula, já saem dizendo que estão sentindo menos dor, mais leves, flexíveis. Às vezes leva em torno de quatro a oito sessões de aulas, as vezes até 60 dias, os benefícios prolongados a nível muscular, normalmente vão de 60 a 90 dias”, diz Tuzi.
Acompanhe o trabalho da fisioterapeuta nas redes sociais: @tuzivolponi e @vollstudiospontagrossa
Confira a entrevista completa: