O decreto 19.577/2021, publicado pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa no Diário Oficial da última sexta-feira (29), eliminou todas as medidas restritivas contra COVID-19 e tornou o uso de máscaras facultativo em ambientes abertos. A PMPG justifica que a imunização da população está em situação adiantada, o que resultou na diminuição de casos e mortes no município. E qual é a tendência da pandemia para este mês?
De acordo com a plataforma de previsão da COVID-19, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a tendência para o próximo mês é de diminuição de casos ativos e aumento de mortes em Ponta Grossa. Os dados utilizados são fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná.
Para o dia 1/11, a plataforma projeta 1.646 casos de COVID-19 ativos. Já no final do mês, no dia 30/11, o número pode cair para 1.619 infectados, o que representaria uam redução de cerca de 0,9 casos por dia.
Já o número de mortes pode subir de 1.367, no dia 1º de novembro, para 1.429, no dia 30/11, o que representaria cerca de 2 mortes por dia.
A projeção foi realizada por meio da plataforma Previsões Covid.
Como funciona a previsão?
A previsão tem como base o Modelo Matemático SIR (Suscetíveis → Infectados → Removidos). “Coletamos os dados dos últimos 14 dias e calibramos os parâmetros do modelo para capturar o comportamento da epidemia neste período. Encontrados os parâmetros, assumimos que o comportamento futuro dependerá destes mesmos valores e, assim, geramos a previsão”, explica a platataforma.