Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Ponta Grossa Ambiental completa 12 anos de serviços prestados em PG

2020-02-29 às 11:45

A Ponta Grossa Ambiental (PGA) comemora hoje, dia 29 de fevereiro, seus 12 anos de atividade na cidade de Ponta Grossa. A empresa foi criada no ano de 2004, mas passou a ser a concessionária de serviço público do município em 29 de fevereiro de 2008, através da assinatura do Contrato 189/2008.

Ao longo desses anos, a PGA aprimorou seus serviços e conquistou um grande reconhecimento da comunidade princesina e, consequentemente uma grande taxa de aprovação e satisfação de seus serviços. Anualmente, a empresa realizou uma pesquisa de qualidade para avaliar os serviços. Os resultados nunca estiveram abaixo de 95% de aprovação. Na última realizada (em 2019), 97,41% da população recomendaria a continuidade da prestação de serviços pela PGA, e 99,40% dos munícipes se dizem satisfeitos com estes serviços.

Além disso, a PGA mantém na cidade diversas atividades realizadas em forma de contrapartida da concessão e sem custo para a comunidade, desde o início do contrato. São eles: limpeza e conservação das praças municipais (Barão de Guaraúna, Barão do Rio Branco e João Pessoa) e varrição do calçadão municipal.

Entenda quais são os tipos de serviços prestados pela PGA:

Coleta Domiciliar
A PGA é responsável por coletar todos os resíduos sólidos urbanos (lixo doméstico), de forma porta-a-porta. Cerca de 300 toneladas são coletadas diariamente, e levadas até o aterro sanitário, em Teixeira Soares.

Coleta Seletiva
Já a Coleta Seletiva (de itens recicláveis) acontece em praticamente 80% da cidade no formato porta-a-porta. Além disso, a empresa disponibiliza ainda mais de 151 Pontos de Entrega Voluntária, conhecidos como PEV’s, em diversos locais da cidade, sendo a maioria em supermercados e escolas. Dessa forma, toda a população é atendida e pode contribuir com a reciclagem de materiais.

Varrição e Embelezamento
A PGA também é responsável pela varrição das principais vias e praças centrais da cidade, onde uma equipe treinada percorre mais de 2.500km por mês realizando esse tipo de limpeza, contando com instrumentos que permitem a remoção de pequenos resíduos, arbustos e pragas das calçadas.

Há também as “Equipes-Padrão”, que realizam a limpeza de arroios, pinturas de sarjetas, plantio de flores, lavagem de praças e a roçada das áreas verdes urbanas (canteiros centrais, praças e jardins públicos). Além disso, a PGA é responsável pela roçada de toda área verde do Aeroporto da cidade.

Resíduos de Saúde
Por fim, a PGA também é responsável pela coleta de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) gerados por órgãos públicos municipais (hospitais municipais e postos de saúde). Todos os resíduos coletados são encaminhados para uma moderna unidade de tratamento de resíduos de saúde, também na cidade de Ponta Grossa.

NOVIDADE
Ainda em 2020, a PGA será responsável pela implantação da USINA TEMOELÉTRICA A BIOGÁS da Prefeitura de Municipal de Ponta Grossa. Após implantada, a PGA irá realizar a coleta seletiva de resíduos orgânicos, de geradores de grande porte, com um veículo 100% elétrico.

Esses resíduos serão levados até a usina e lá serão transformados em biogás, e este será utilizado para gerar energia elétrica. A produção dessa energia será suficiente para suprir o consumo de todo o Paço Municipal (prédio da prefeitura) e também dos 2 hospitais públicos municipais.

Ponta Grossa terá um grande reconhecimento em âmbito nacional, se tornando uma das únicas cidades a conseguir atender todas as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, implantando o ciclo ecológico completo de resíduos.

Fique por dentro de todas as informações de coleta de resíduos da cidade, acesse: www.pgambiental.com.br