Na manhã desta quarta-feira (19), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, anunciou que o município conta com um novo equipamento para realização de testes de COVID-19.
De acordo com Rangel, é um equipamento extremamente caro e também muito raro. “Hoje, no Brasil, são poucas as cidades que fazem este tipo de teste. É um teste de alta eficiência que detecta se a doença está se manifestando no corpo do paciente naquele momento”, explica.
O prefeito destaca que os testes irão orientar quais medidas devem ser tomadas na cidade. “O teste não é uma vacina, não é um medicamento. Ele serve para que a gente saiba quantas pessoas estão infectadas e quais as medidas técnicas na área de saúde a gente precisa tomar, mas não muda nada em relação a doença no paciente”, esclarece.
O aparelho já está instalado no Laboratório Central do Município e deve entrar em operação nos próximos dias. “Eu estou muito feliz e emocionado em dar essa notícia. Esse equipamento vai mudar a vida de todos os ponta-grossenses”.
O médico Rodrigo Manjabosco, secretário-adjunto de Saúde de Ponta Grossa, comenta que são testes sorológicos. “Você coleta uma amostra de sangue do paciente para fazer a detecção de anticorpos. Ou seja, ele detecta se o paciente desenvolveu anticorpos contra o vírus”, detalha. Segundo Manjabosco, a confiabilidade do resultado chega a 95%.
Ele conta ainda que o Laboratório Central já tinha o equipamento e foi adaptado para atender a demanda de exames do COVID-19. Cada kit é capaz de realizar 300 testes por dia e a capacidade do equipamento é de até 1 mil testes por dia. “Isso traz uma tranquilidade para a população em relação às testagens do município”, afirma.
As amostras serão coletadas na Unidades Básicas de Saúde e o teste demora 24h para ficar pronto. O resultado será disponibilizado para o paciente através da internet.
As informações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, apresentado por Rangel na Rádio Mundi FM.