Na sessão ordinária desta segunda-feira (19), a vereadora Joce Canto (PSC) anunciou que a mesa diretora da Câmara Municipal de Ponta Grossa, irá implantar a Procuradoria da Mulher no Legislativo, após inúmeros pedidos da parlamentar.
A Procuradoria será mais uma porta aberta para que as mulheres possam buscar seus direitos e para que os parlamentares auxiliem na garantia e defesa, dando mais visibilidade, valorização e apoio à mulher em diversas áreas como o combate à violência, a qualificação profissional, a fiscalização do executivo em ações em prol da mulher, entre outras.
Segundo Joce Canto, a implantação é necessária e importante, pois corrige a discriminação que existia ao longo da história contra a mulher. “A criação de um órgão assim não discrimina outros públicos, mas mostra a real importância que a mulher tem na sociedade. A Procuradoria é o órgão de defesa da mulher dentro do legislativo”.
A Procuradoria também irá auxiliar na luta contra todos os tipos de violência contra a mulher, inclusive criando leis em benefício à saúde, como a Lei do Parto Adequado, que dá à mulher o direito de escolha da via de parto, seja ele normal ou cesáreo. A Procuradoria já está instalada em mais de 50 municípios no Estado do Paraná e também
conta com uma Procuradoria Estadual na Assembleia Legislativa.
da assessoria