Dos três novos casos de coronavírus registrados em Ponta Grossa no último domingo (31), a Fundação Municipal de Saúde não conseguiu determinar a origem da contaminação de dois pacientes. O município passa a ter quatro casos de transmissão comunitária, ou seja, quando não é possível realizar o mapeamento.
As informações foram dadas pelo prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, transmitido pela Rádio Mundi FM, na manhã desta segunda-feira (1).
“Até semana passada, nós sabíamos todos os casos de onde veio o vírus. Agora nós tivemos quatro casos que nós não sabemos como a pessoa se contaminou e ela também não sabe”, comenta. Rangel acrescenta que os pacientes não são profissionais de saúde e não tiveram contato com outros casos confirmados.
“Isso preocupa, por isso que tem que usar a máscara. Você não sabe da onde está vindo a doença, tem muito mais pessoas contaminadas e isso é inevitável”, enfatiza. O prefeito reforçou a necessidade da prevenção para evitar o contágio pelo novo coronavírus. “Eu fico angustiado, porque eu sei a gravidade da doença. Dá um desespero quando eu vejo pessoas reunidas conversando sem máscara, sem preocupação”, salienta.
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, Ponta Grossa possui 77 pacientes com Covid-19, dois quais 49 já estão recuperados. “Quando a gente fala sobre esses números positivos, dá a impressão que a gente está incentivando as pessoas a não se protegerem, o que é um absurdo”, destaca.
O prefeito acrescenta que a orientação das autoridades de saúde é para que as pessoas mantenham o distanciamento social, higienizem as mãos corretamente, utilizem máscaras de proteção e, se possível, fiquem em casa.