Terça-feira, 18 de Junho de 2024

Ponta Grossa terá caminhão desenvolvido especialmente para tapar buracos no asfalto

2020-08-11 às 09:49

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), iniciou na última semana os testes do ‘Asfaltruck’, caminhão adaptado que diminui a estrutura necessária para a manutenção das ruas do município. O veículo foi adquirido em 2011 para a execução de Produção de Massa Pré-Misturada a Frio (PMF), e após um trabalho realizado em conjunto com técnicos e engenheiros sobre a viabilidade da transformação, foi adaptado para utilizar o material Concreto Betuminoso a Quente (CBUQ) modificado. 

De acordo com o secretário de SMSP, Eduardo Marques, as adaptações necessárias no ‘Asfaltruck’ foram realizadas com recursos próprios e mão-de-obra já disponíveis. As adequações não descaracterizam o caminhão e o equipamento do seu estado original. “A decisão de adotar esse equipamento modificado está embasada em estudos técnicos, qualidade e economicidade, tendo em vista que esse caminhão executará os serviços com menos mão-de-obra e veículos, provando a viabilidade técnica e econômica dessa proposta”, explicou.

Com o caminhão remodelado, todos os equipamentos necessários para o trabalho de manutenção das vias e para as operações tapa-buraco estão disponíveis em um só lugar. O ‘Asfaltruck’ está equipado com compartimentos para o reservatório de massa asfáltica e para o material de pintura; rolo compactador manual, para a massa ser colocada em cima e evitar deterioração; máquina de corte; e uma saída do asfalto em uma bica para finalização do trabalho. O veículo está adaptado ainda com outros dois espaços, um onde é comportado as pedras graduadas, utilizadas em erosões mais profundas, e um local menor, onde são depositados os resíduos gerados durante o serviço e quem são levados para a destinação correta.

A partir dos testes iniciais, a equipe da SMSP identificou que ao utilizar o ‘Asfaltruck’ na manutenção de vias foi necessário apenas o próprio caminhão e quatro colaboradores, em um trabalho onde normalmente era realizado por uma equipe de ao menos 12 pessoas e quatro veículos/equipamentos. 

O ‘Asfaltruck’ está em fase de testes, com novos trabalhos previstos ainda para esta semana. Após as análises, adaptações e padronização dos trabalhos, o equipamento estará disponível para o cronograma do diário de obras da Secretaria de Serviços Públicos na execução da operação tapa-buraco e manutenção das vias.

Rangel diz que equipamento é inovador

Na manhã desta terça-feira (11), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, anunciou o lançamento de um novo tipo de caminhão ‘tapa-buraco’. O equipamento deve entrar em operação ainda nesta tarde nos bairros do município.

Rangel destaca que o equipamento é inovador. “Essa é uma invenção aqui de Ponta Grossa, foi criado aqui e vai mudar a vida de muitas pessoas. Os buracos são um problema bem sério em qualquer lugar do mundo e agora é só a população chamar o caminhão para resolver”, acredita.

O prefeito explica que um caminhão foi totalmente transformado para ter asfalto na caçamba e trator integrado. “Ele recorta o asfalto e preenche com o buraco com asfalto quente na hora. Não é aquele buraco remendado, é uma coisa mais bem feita”, detalha.

As informações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, apresentado por Rangel, na Rádio Mundi FM.

Com informações: PMPG