“Quem ouve mais erra menos”, frisou o secretário de Estado da Comunicação, Cleber Mata, em entrevista concedida, com exclusividade, ao Ponto de Vista, programa apresentado por João Barbiero na Rede T de rádios do Paraná, na manhã deste sábado (5). O secretário tem percorrido veículos de comunicação do interior do Paraná e já passou por Ponta Grossa, Umuarama, Cascavel e Foz do Iguaçu, com interesse em aproximar a comunicação do governo com a imprensa.
Em pouco tempo à frente da pasta, o secretário de Comunicação conseguiu “furar a bolha” e alcançar veículos de imprensa de São Paulo e Rio de Janeiro de circulação nacional, que antes se limitavam a noticiar algo sobre o Paraná quando explodia algum escândalo político. “O Paraná é uma usina de boas notícias. Um estado fantástico. Nosso papel é canalizar isso e ‘provocar’ os colegas em São Paulo ou em Brasília para olhar para um estado que dá certo, não só por conta do governador, que é um homem sério e que tem credibilidade, mas sobretudo pelo povo paranaense, pela força, pela essência do povo paranaense, que é um povo que produz, gera emprego, que gosta da ordem e gosta de entregar, ao final do dia, algo de bom para a sociedade. Acho que a obrigação da imprensa séria é dar holofote, sim, ao estado fantástico que é o Paraná”, ressalta.
Experiência
“O ex-governador Geraldo Alckmin, hoje vice-presidente, com quem trabalhei por oito anos sempre me ensinou que nada como uma boa conversa, uma conversa autêntica”, comenta.
De acordo com o Mata, ele possui uma relação de amizade com o apresentador de TV Carlos Massa, o Ratinho, pai do governador Ratinho Júnior e um amigo em comum falou que João Evaristo Debiasi deixaria a pasta. O ex-secretário de Comunicação do Paraná aceitou o convite do governador Jorginho Mello (PL) e voltou para Santa Catarina em dezembro de 2022.
Cerca de 24 horas depois de conversar com o governador reeleito Ratinho Júnior, durante um café, Mata decidiu aceitar o convite para assumir a pasta da Comunicação no Paraná. “É um desafio novo estar num estado que cresce acima da média nacional; um estado que passou a ser a quarta maior economia do Brasil; que tem a melhor educação do Brasil; que tem as cooperativas, que são um orgulho nacional, com o agro explodindo, crescendo a 25% ao ano. Isso me tocou muito e fui muito bem recebido aqui”, justifica.
Sua expertise acumulada ao longo de 16 anos na gestão pública em São Paulo, de certa forma, facilitam esse trabalho na comunicação do Governo do Paraná. “Trabalhei por 16 anos na Secom em São Paulo. Foi uma casa em que cheguei praticamente como estagiário, passei por todos os níveis lá. Trabalhei com Geraldo [Alckmin], mas também trabalhei com o ex-governador [José] Serra, com o ex-governador Cláudio Lembo, com o ex-governador Rodrigo Garcia e progredi minha carreira lá”, descreve.
Mata acrescenta que trouxe para cá boa parte da equipe que coordenou em SP. “O governador Ratinho Júnior me deu autonomia para montar minha equipe. Encontrei aqui uma equipe muito qualificada, dedicada e comprometida com o Paraná. Tenho observado que o Paraná é diferente, um estado peculiar, encantador. Talvez, não por acaso, o brasão do Paraná tenha a imagem de um cafeicultor pegando uma enxada. Isso é muito simbólico: representa o trabalho do povo paranaense”, diz.
Jornalista formado pela PUC de Campinas (SP) e com ampla experiência na gestão pública, antes de assumir a pasta da Comunicação paranaense foi secretário de Comunicação do Estado de São Paulo e assessorou diretamente seis ex-governadores paulistas e já gerenciou campanhas políticas.
Especialista em marketing político pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), é também mestrando em Comunicação Pública pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).
Ponto de Vista
Apresentado por João Barbiero, o programa Ponto de Vista vai ao ar semanalmente, aos sábados, das 7h às 8h, pela Rede T de Rádios do Paraná.
A Rádio T pode ser ouvida em todo o território nacional através do site ou nas regiões abaixo através das respectivas frequências FM: T Curitiba 104,9MHz; T Maringá 93,9MHz; T Ponta Grossa 99,9MHz; T Cascavel 93,1MHz; T Foz do Iguaçu 88,1MHz; T Guarapuava 100,9MHz; T Campo Mourão 98,5MHz; T Paranavaí 99,1MHz; T Telêmaco Borba 104,7MHz; T Irati 107,9MHz; T Jacarezinho 96,5MHz; T Imbituva 95,3MHz; T Ubiratã 88,9MHz; T Andirá 97,5MHz; T Santo Antônio do Sudoeste 91.5MHz; T Wenceslau Braz 95,7MHz; T Capanema 90,1MHz; T Faxinal 107,7MHz; T Cantagalo 88,9MHz; T Mamborê 107,5MHz; T Paranacity 88,3MHz; T Brasilândia do Sul 105,3MHz; T Ibaiti 91,1MHz; T Palotina 97,7MHz; T Dois Vizinhos 89,3MHz e também na T Londrina 97,7MHz.
Confira a entrevista na íntegra: