Segunda-feira, 27 de Maio de 2024

Prefeito acredita que número de pacientes com coronavírus em PG seja maior do que o oficial

2020-05-04 às 10:56

O número de pacientes infectados pelo novo coronavírus em Ponta Grossa pode ser maior do que as estatísticas oficiais. A afirmação foi feita pelo prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, na manhã desta segunda-feira (4), durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, na Rádio Mundi FM.

Atualmente, Ponta Grossa tem 19 casos registrados de covid-19. “Muitas pessoas me perguntam se esses números estão corretos e se nós temos apenas 19 pacientes com coronavírus em Ponta Grossa. Respondendo de forma bem direta: não, provavelmente nós temos muito mais casos em Ponta Grossa”, afirma. 

A explicação para a subnotificação são os pacientes que, mesmo infectados, não apresentam sintomas da doença e o baixo número de testes realizados no Laboratório Central do Estado (Lacen).

Rangel explica que a Prefeitura trabalha com os números oficiais e que, ainda que não sejam precisos, eles ajudam a entender qual é a taxa de contágio no município e a acompanhar a evolução da doença.

Ocupação dos leitos de UTI

De acordo com Rangel, a Prefeitura Municipal está acompanhando o número de leitos ocupados para tomar decisões, como o fechamento do comércio, restrições mais duras ou até mesmo lockdown da cidade. “Nós tivemos dois casos que estavam internados em leitos de UTI e tiveram alta no final de semana. Atualmente, temos apenas outros dois casos considerados mais delicados”, conta. 

Ele afirma ainda que a ocupação de leitos clínicos e de UTI está dentro do estimado e corresponde às expectativas da Secretaria de Saúde.