Sábado, 06 de Março de 2021
foto: Clebert Gustavo

Prefeitura de PG finaliza imunização dos profissionais da saúde

21/01/2021 às 16:57

Na tarde desta quinta-feira (21) a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e do setor de Imunização, finalizou a aplicação das doses de vacina contra o coronavírus nas três Unidades Básicas de Saúde (UBS) com atendimento exclusivo de pacientes sintomáticos respiratório. A partir de agora passará a imunizar o público das Instituições de Longa Permanecia de Idosos (ILPIs).

“Nós conseguimos fazer o repasse para todos os hospitais municipais e particulares, bem como para a UPA, SAMU, Laboratório Central e estruturas que contam com o público-alvo de aplicação da primeira dose. E já na tarde de hoje iniciamos o contato com as ILPIs para dar andamento na distribuição e aplicação das vacinas”, destaca o coordenador da Atenção Primária, Thiago Bueno.

Até o momento foram entregues 3300 doses da vacina para os estabelecimentos de saúde que contam com profissionais de linha de frente no combate ao coronavírus. “Cada local ficou responsável pela aplicação das doses nos profissionais, além disso todos ficam incumbidos de preencher uma ficha com dados dos funcionários imunizados. Este documento será entregue para o setor de imunização e posteriormente a equipe irá digitar no sistema as doses já aplicadas”, ressalta Thiago.

A FMS acredita que até amanhã (22) todas as ILPIs já tenham recebido a vacina e estejam com os moradores e profissionais imunizados. “Diferente da dinâmica com os estabelecimentos de saúde, a equipe de imunização está indo até as ILPIs e vacinando os idosos e as pessoas que trabalham no local. Na tarde de hoje conseguimos fazer este trabalho em dois locais, amanhã esperamos fazer em mais sete. Acreditamos que serão cerca de 350 doses para este público”, explica o coordenador.

Após o término de aplicação das vacinas neste público-alvo, a FMS avaliará se restou doses e irá remanejar elas para outros serviços que realizam trabalhos de emergência. “Estamos em contato direto com a 3ª Regional de Saúde, são eles que nos repassam as doses e nós ficamos responsáveis pela distribuição. Nós acreditamos que logo receberemos novas doses e continuaremos vacinando a população alvo”, finaliza Thiago.