Nesta semana foi finalizado o fechamento das duas comportas do lago
A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, fechou temporariamente as comportas do segundo lago de Olarias para um teste hidráulico de verificação do nível d’agua. A ação faz parte das obras do lago, que avançam na cidade.
Para que a lâmina d’agua seja formada são necessários dois fatores principais, o nível de vazão do rio e a ocorrência de chuvas, que aumenta o volume fluvial.
De acordo com as análises da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a vazão do rio está baixa atualmente por conta da estiagem. No entanto, com o processo de barramento, a expectativa é de que a água se fixe aos poucos e mantenha um fluxo parcial e contínuo para manter o rio fluindo. A estimativa da Secretaria de Serviços Públicos é a de que, com a previsão de chuva dos próximos dias, a lâmina d’agua comece a se formar.
O segundo lago de Olarias tem área total de 98 mil metros quadrados, com espelho d’água de aproximadamente 27 mil metros quadrados. A profundidade oscila entre 3,5 e 4,5 metros.