A Prefeitura de Ponta Grossa está acompanhando as situações decorrentes do grande volume de chuvas registradas no Município nas últimas horas. No momento, as equipes da Defesa Civil da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública e das secretarias de Meio Ambiente, Serviços Públicos e da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa estão de prontidão monitorando a situação nos bairros e trabalhando para auxiliar as famílias atingidas
Sobre a situação, a prefeita Elizabeth Schmidt, em viagem oficial ao Japão, lamentou os estragos e determinou atenção máxima das equipes no atendimento da população.
“Infelizmente, as fortes chuvas das últimas horas causaram diversos prejuízos para a nossa população que, neste momento, precisa e terá todo o suporte da Prefeitura de Ponta Grossa. Já determinei atenção máxima das nossas equipes e que todos os esforços necessários sejam empreendidos para diminuir os danos e garantir a segurança dos nossos cidadãos, reforça a prefeita.
“Nossas equipes estão trabalhando de forma integrada ao Corpo de Bombeiros para que todos os cidadãos que, porventura necessitem, recebam o devido atendimento o mais rápido possível”, destaca o prefeito em exercício Capitão Saulo.
De acordo com a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, a orientação neste momento é para que a comunidade siga atenta e, caso precise, entre em contato com as forças de segurança para que seja fornecido o suporte necessário.
“A Prefeitura está equipada para o atendimento e suporte das famílias envolvendo não só o a entrega de materiais como lonas e outros itens, como também os encaminhamentos emergenciais indicados nos casos envolvendo desabrigados e desalojados. Por isso, pedimos que, caso haja necessidade, entrem em contato conosco através dos nossos canais oficiais, incluindo o fone 153 da Guarda Civil Municipal”, ressalta.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Alessandro de Macedo, nas últimas horas foram registradas mais de 55 ocorrências.
“A maior parte delas envolve destelhamentos. Na sequência, aparecem casos de quedas de árvores, alagamentos e quedas de muros. As regiões mais atingidas até o início desta tarde foram os bairros Colônia Dona Luiza e Contorno. Felizmente, não temos registros de feridos ou desabrigados até o momento”, conta Macedo.
Além das ações já em andamento, o Município também realizará nesta segunda-feira (13) uma reunião com técnicos da SEAB e do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) para tratar dos prejuízos causados aos produtores rurais e definir intervenções juntamente com o governo do Estado.
“Nosso objetivo é construir um panorama detalhado da situação e iniciar as intervenções o mais rápido possível. O acesso dos produtores e escoamento das safras tem sido uma das nossas prioridades, por isso temos investido na recuperação das estradas através do Programa Caminhos do Agro. Desde dezembro do ano passado, esse programa já recuperou cerca de 50 km de estradas rurais, mesmo com as chuvas que têm ocorrido nos últimos meses. Diante disso, nosso objetivo é seguir realizando as intervenções necessárias e garantir a retomada das boas condições das estradas o quanto antes”, aponta o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa.
Situação atual
No início da tarde desta sexta-feira (10), novas pancadas de chuvas afetaram os deslocamentos em algumas regiões da cidade, causando alagamentos em vias e impactando até mesmo em algumas linhas de ônibus, gerando possíveis atrasos nas viagens.
Diante disso, a Prefeitura solicita a população para que, caso possível, evite trafegar pelas seguintes regiões:
Olarias: imediações do Parque Lago de Olarias
Boa Vista: Trincheira do Jardim Los Angeles
Chapada: Avenida Souza Naves
BR-376 – próximo ao bairro da Ronda
Se necessário, chame:
Defesa Civil : 153 (plantão) / 3220-1030
Guarda Civil Municipal: 153
Corpo de Bombeiros: 193
Polícia Militar: 190
Samu: 192
Copel (luz e energia): 0800 51 00 116
da assessoria