Na manhã desta sexta-feira (12), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, anunciou que a Prefeitura Municipal está estudando a viabilidade de criar regras especiais para idosos que moram sozinhos e precisam ir ao supermercado durante a pandemia de Covid-19.
De acordo com o último decreto municipal, publicado na última quinta-feira (11), pessoas acima de 60 anos não poderão entrar nos supermercados. “Nesta semana mais crítica, a gente precisa evitar que as pessoas mais idosas vão para o supermercado, porque elas estão se infectando”, justifica. Ele acrescenta que, em Ponta Grossa, foram registrados casos de pessoas idosas que se infectaram através de outros familiares que também contraíram a doença ou fazendo compras no supermercado.
“Como é que a gente vai fazer para preservar a vida desses idosos? Ao mesmo, tempo, eu sei que ele que eles precisam ir ao supermercado. Agora eu fico entre a cruz e a espada”, desabafa. Rangel garante que, ainda não próximos dias, deve apresentar uma alternativa para que pessoa acima de 60 possam fazer suas compras com segurança. “Não é possível uma pessoa idosa estar se colocando em risco. Tem que ter uma saída”, enfatiza.
Uma das alternativas que será estudada pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE) é criar um horário especial, ou no início da manhã ou no final da tarde, exclusivamente para atender os idosos. “A professora Elizabeth [Schmid, vice-prefeita], me pediu para que a gente pudesse fazer um horário diferenciado ou um atendimento personalizado para os idosos que moram sozinhos possam fazer as suas compras”, conta.
O prefeito adiantou que, ainda nesta sexta-feira (12), a equipe do COE estará reunida para analisar a possibilidade de criar um serviço de entrega para idosos que moram sozinhos. A ideia é fazer um cadastro, que será disponibilizado no site da Prefeitura, de pessoas que vão oferecer esse serviço. “A gente cadastra as pessoas para dar segurança e para não aparecer gente mal-intencionada. Aí o idoso sabe que tem responsabilidade e não vai contratar uma pessoa que ele não conhece”, explica.
Outra possibilidade levantada por Rangel é de que os motoristas de vans escolares possam fazer o serviço de entrega para idosos que moram sozinhos.
O prefeito também fez um apelo para que os próprios supermercados criem serviços especiais para atender essa parcela da população, seja através de um sistema de entregas ou colocando um funcionário à disposição para fazer as compras. “Colaborem com a gente, colaborem com a cidade”, pede.
As declarações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, comandado por Rangel diariamente na Rádio Mundi FM.
Imagem: Agência Brasil