Para promover o desenvolvimento integral da atividade de inovação na administração municipal e em toda cidade de Ponta Grossa, a prefeita Elizabeth Schmidt assinou hoje (21) o decreto que institui a Política Municipal de fomento à inovação, através do ecossistema de inovação ‘Vale dos Trilhos’. A formalização do ecossistema ocorre de forma simbólica no Dia Mundial da Criatividade e Inovação, sendo ainda o nome uma homenagem e resgate histórico do desenvolvimento de Ponta Grossa, que se deu grande parte pelo passado ferroviário.
“Nossos trilhos se conectam desde 1894, quando nossa cidade recebeu os primeiros trilhos e a primeira estação, a Estação Paraná, e depois a Estação Saudade. E essa marca mostra nossa conexão com o nosso ecossistema de inovação, para construir uma cidade inteligente, com uma essência criativa e inovadora, mas que tem raízes na história. Através deste decreto, estabelecemos o Vale dos Trilhos como nosso ecossistema, definindo quais são os eixos que vão estruturar nossa política pública a partir de agora e quais os rumos queremos para nossa cidade, dentro dos objetivos de desenvolvimento sustentável”, reforça a prefeita, Elizabeth Schmidt, que fez a primeira apresentação do ecossistema de inovação de Ponta Grossa no webinar das Cidades Digitais dos Campos Gerais, encontro virtual promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) nesta terça-feira (20).
Conforme o decreto, através do Vale dos Trilhos, deve ser promovido o desenvolvimento integral da atividade de inovação no Município de Ponta Grossa, considerando as ações de empreendedorismo tecnológico, a criação de ambientes de inovação e a formação e capacitação de recursos humanos qualificados, em consonância com a Lei Federal nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004 e a Lei Municipal nº 13.181, de 14/06/2018.
Neste contexto do ecossistema Vale dos Trilhos, considera-se inovação a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho, sem necessariamente envolver tecnologia.
“Vale dos Trilhos é a nossa nova identidade do ecossistema de inovação de Ponta Grossa para construir uma cidade inteligente com essência criativa e inovadora. Já temos projetos nas mais diferentes secretarias que possuem a chancela do Vale dos Trilhos. A Prefeitura está trabalhando internamente com novos programas dentro desses eixos para conseguir ter um governo mais inteligente, mais digital e mais acessível, desburocratizando muitos processos, tendo a inovação na concepção, como norteadora”, destaca a coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação e presidente da Afepon, Tonia Mansani.
O decreto instituindo o ecossistema do Município de Ponta Grossa, Vale dos Trilhos, foi assinado simbolicamente no Dia Mundial da Criatividade (21) e deve ser publicado na próxima edição do Diário Oficial do Município.
Eixos
O “Vale dos Trilhos” tem como objetivo a criação um ambiente propício para a inovação através dos seguintes eixos:
I. Comunidade participativa e gestão democrática: Parceria entre a gestão pública e o cidadão. Todos podem se mobilizar e participar do processo de tomada de decisão das diversas áreas do município.
II. Democratização tecnológica e inclusão digital: Ampliação do acesso à tecnologia. Possibilitar que o cidadão se torne autônomo em sua própria jornada, vislumbrando os benefícios que a tecnologia pode trazer às pessoas.
III. Educação e Empreendedorismo: Desenvolvimento de habilidades fundamentais para a vida. Cidadãos capazes de solucionar problemas e empreenderem a partir de iniciativas inovadoras e integradas com as novas tecnologias. Oportunidades para empresas e startups que possam influenciar positivamente a construção do futuro da humanidade.
IV. Fomento e desenvolvimento: Incentivo ao aumento da capacidade competitiva e o protagonismo dos atores locais. Promoção do desenvolvimento local e setorial a partir do fortalecimento dos negócios e da interação entre o público e privado.
V. Integração e cooperação: Desenvolvimento conjunto de atividades que promovam o desenvolvimento sustentável. Integração e cooperação dos atores do ecossistema de inovação de Ponta Grossa.
VI. Simplificação e desburocratização: Facilitar e modernizar os processos municipais. Geração da autonomia do cidadão através de um Governo Inteligente com o desenvolvimento amparado legalmente.
Objetivos
A Política Municipal de fomento à inovação tem como objetivos principais:
I – fortalecer e ampliar a base técnico-científica do Município, constituída por entidades de ensino, pesquisa e prestação de serviços técnicos especializados e por unidades de produção de bens e serviços de elevado conteúdo tecnológico;
II – fomentar a criação de empregos e renda no âmbito do Município, mediante o aumento e a diversificação das atividades econômicas que tenham por base a geração e a aplicação de conhecimento técnico e científico;
III – aprimorar e integrar o Poder Público Municipal, as instituições de ensino e pesquisa e as empresas de base tecnológica estabelecidas no Município de Ponta Grossa;
IV – estimular o compartilhamento e a distribuição dos resultados e conhecimentos obtidos mediante a atividade científica e tecnológica, contribuindo para um modelo coletivo de ciência, tecnologia e inovação;
V – estabelecer um modelo de incentivos de longo prazo à ciência, tecnologia e inovação, de forma a garantir a continuidade dos processos inovativos;