Sábado, 22 de Junho de 2024

Prefeitura irá avaliar a necessidade de novas medidas contra a Covid-19 ainda hoje, diz Rangel

2020-07-17 às 08:29

Na manhã desta sexta-feira (17), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel afirmou que o município continua na bandeira amarela no combate ao coronavírus, mas que a situação será reavaliada ainda hoje.

A Prefeitura de Ponta Grossa instituiu quatro bandeiras de cores diferentes para indicar o risco de contágio da Covid-19 e a necessidade de medidas mais restritivas. A bandeira azul indica que há pouco risco de contaminação e as regras são mais flexíveis. O próximo estágio é a bandeira amarela, onde existe um avanço da doença e medidas mais duras para evitar aglomerações. Na bandeira laranja, Rangel adiantou que o município poderá voltar a adotar o escalonamento do comércio com as lojas abrindo em dias alternado e horários reduzidos. O lockdown, fechamento completo das atividades comerciais, só aconteceria na bandeira vermelha, de acordo com Rangel.

“Hoje, no final da tarde, nós estaremos avaliando a bandeira de Ponta Grossa. Neste momento, nós estamos na bandeira amarela, mesmo com uma semana bem difícil”, explica Rangel. Ele lembra que, na noite de terça-feira (14), o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG) informou que a UTI da ala destinada para o tratamento da Covid-19 chegou a sua capacidade máxima de atendimento nas UTIs, com 20 pacientes internados. Novos leitos de UTI tiveram que ser disponibilizados no HU em caráter emergencial, aumento a capacidade de atendimento para 30 leitos. 

A decisão sobre a mudança de bandeira e novas medidas de combate ao coronavírus deverão ser tomadas ainda hoje. “Muitas pessoas perguntaram se, mesmo com a lotação quase no máximo, a cidade de Ponta Grossa vai permanecer na bandeira amarela. Eu disse desde o início que nós vamos fazer uma avaliação nesta sexta-feira para a próxima semana e devo trazer uma notícia, até o final da tarde, para a população sobre a mudança ou não da bandeira”, detalha.

O prefeito reconhece o aumento do número de pacientes diagnosticados com Covid-19 no município. “Nós estamos em evolução e a doença está avançando em Ponta Grossa, infelizmente. O número de casos é maior a cada dia, embora ainda estejam dentro das nossas expectativas e da nossa capacidade de atendimento”, garante. 

Segundo o último boletim informado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), 852 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus. Destas, 420 estão curadas, 413 seguem em isolamento domiciliar, seis em enfermaria e seis ponta-grossenses estão internados na UTI.

As informações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, apresentado por Rangel na Rádio Mundi FM.