Nesta quinta-feira (4), a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da assessoria de Relações Públicas, lançou o programa ‘Made in PG’, iniciativa que visa valorizar as mercadorias que são produzidas na cidade. A intenção é identificar os produtos para que os consumidores saibam quais são e possam optar por comprar os itens, contribuindo assim com a geração de renda e emprego na cidade.
Para que os produtos sejam identificados, um selo será fornecido pela Prefeitura, para que seja incluído ao rótulo original dos produtos. A premissa para o projeto é de que a iniciativa proporcionará valorização aos trabalhos feitos na própria cidade, aumento da produção e, consequentemente, a oferta de emprego e renda à população. A aquisição do selo será facultativa aos produtores locais.
Podem fazer uso do selo ‘Made in PG’ qualquer empresa com alvará em Ponta Grossa mediante cadastramento prévio. Para o cadastro ser efetivado, é necessário ter regularidade administrativa e fiscal junto ao Município. Os representantes de empresas que desejam utilizar a marca devem informar o número do alvará na plataforma do site da Prefeitura (www.pontagrossa.pr.gov.br/madeinpg). Os produtos aprovados receberão autorização para realizar o download da marca, junto com o manual de aplicação do selo e as dimensões, além de um certificado que deverá ser impresso para comprovar que o produto está autorizado a receber o selo.
De acordo com o assessor de Relações Públicas da PMPG, Iran Taques, muitas empresas receberam o projeto com boas intenções e as secretarias parceiras já realizam o trabalho de informar às empresas sobre a adesão. “O foco do ‘Made in PG’ é que, através de uma rápida visualização, o consumidor identifique o produto, passe a comprar a marca e contribua para a manutenção e geração de emprego na própria cidade, principalmente nesse momento em que estamos vivendo. Além disso, o programa se coaduna com o ‘Made in Paraná’, iniciativa do Governo do Estado que tem como objetivo identificar os produtos regionais”, explica Taques.
Além da assessoria de Relações Públicas, da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SMARH), o programa é desenvolvido em parceria com as secretarias de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP) e pela Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA).
Os expositores, supermercados, grandes magazines e lojas de departamento terão acesso ao manual de aplicação da marca, para exibirem em suas áreas de venda. Os supermercados deverão informar à Prefeitura sobre a existência de produtos identificados com o selo que não possuam notas fiscais emitidas na cidade. A Prefeitura poderá exigir nota fiscal de determinado produto que supostamente não seja produzido na cidade e que seja objeto de denúncia. Nesses casos, a comercialização dessas mercadorias implicará em sanção administrativa.
da Assessoria