“Preserva empregos e impulsiona desenvolvimento econômico do Paraná”, declara Gleisi sobre reabertura de fábrica de fertilizantes de Araucária (PR) | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

“Preserva empregos e impulsiona desenvolvimento econômico do Paraná”, declara Gleisi sobre reabertura de fábrica de fertilizantes de Araucária (PR)

2023-11-24 às 16:24
Foto: Divulgação

A reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR), localizada em Araucária (PR), uma luta encampada pela deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) junto aos trabalhadores, foi confirmada pelo Conselho de Administração da Petrobras.  A reativação da unidade, fechada em março de 2020, foi incluída no Plano Estratégico para o quinquênio 2024-2028 (PE 2024-28+), que prevê investir US$ 102 bilhões nos próximos cinco anos.

“É com imensa alegria e otimismo que celebramos essa vitória, fruto de um esforço conjunto e da determinação de todos que acreditaram na importância da Fafen para o Paraná e para o Brasil. A reabertura não apenas preserva empregos, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico do nosso estado e garante a soberania no país na área de fertilizantes, que voltará a ser produzido no Brasil”, destacou Gleisi.

A reabertura representa a garantia de mais de mil empregos diretos e 3 mil indiretos. “Lutamos muito junto aos petroquímicos, petroleiros, montadores, pessoal da manutenção e serviços gerais. E agora com Lula concretizamos esse compromisso”, comemorou a deputada.

A Fafen foi fechada por Jair Bolsonaro em março de 2020, o que causou a demissão de centenas de trabalhadores e prejudicou a produção nacional, na esteira de duas outras fábricas abandonadas pelo governo Temer: uma na Bahia, situada em Camaçari, e outra em Sergipe, localizada no município de Laranjeiras. O resultado foi um aumento progressivo da dependência brasileira do fornecimento internacional da Rússia, em guerra com a Ucrânia desde o início do ano passado.

“Que esta nova fase da Fafen seja marcada pela prosperidade, inovação e contribuições significativas ao Paraná e ao Brasil”, concluiu Gleisi.

da assessoria