há 4 horas
Matheus Gaston

As áreas de instabilidade devem aumentar ao longo desta segunda-feira (08) em Ponta Grossa e municípios dos Campos Gerais, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A entidade prevê um dia com temperaturas elevadas, chuva e risco para temporais localizados.
A formação e intensificação de um sistema de baixa pressão entre Argentina e Paraguai dá origem a um ciclone extratropical, o que favorece o aumento da instabilidade atmosférica. Ao longo da segunda-feira, a chuva deve se espalhar por todo o Paraná, começando pelo Oeste e seguindo em direção ao Leste.
A partir da tarde, o potencial para tempestades aumenta. Há risco para fortes rajadas de vento, raios, chuva intensa em um curto espaço de tempo, além de queda de granizo pontual. Apesar da chuva, o calor vai persistir na região. Em Ponta Grossa, os termômetros se aproximam dos 30ºC.

Ponta Grossa: 18ºC - 28ºC | 6,7 mm
Arapoti: 19ºC - 27ºC | 12,4 mm
Jaguariaíva: 17ºC - 25ºC | 12,1 mm
Prudentópolis: 18ºC - 27ºC | 9,8 mm
Sengés: 17ºC - 26ºC | 15,2 mm
A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e o Simepar atuam no monitoramento das áreas de instabilidade. A população pode se cadastrar para receber os alertas da Defesa Civil em seu celular. Basta enviar o número do CEP por SMS para 40199. Outra forma é cadastrar o número do WhatsApp (61) 2034-4611, enviando um "oi" para o contato.
Os alertas também são divulgados nas redes sociais da Defesa Civil do Paraná: Instagram (@defesa.civil.parana.oficial) e X (@PRDEFESACIVIL).