Segunda-feira, 14 de Outubro de 2024

Primeira mulher eleita presidente da ACIPG, Giorgia Bin Bochenek celebra os 100 anos da instituição: “É um novo começo”

2022-06-21 às 13:55
Foto: Eduardo Vaz

Giorgia Bin Bochenek, primeira mulher eleita como presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, participou do programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e Eduardo Vaz, na Rádio Lagoa Dourada FM (105.9 e 90.9), nesta terça-feira (21), e celebrou os 100 anos da instituição, destacando as principais ações do início da gestão.

A presidente enfatiza que a Associação Comercial possui um papel consolidado e o seu objetivo é dar continuidade a isso e, ao mesmo tempo, construir uma nova história. “É um grande desafio, porque nós temos uma história, mas temos que aproveitar o que temos de bom, seguir essa história, mas imprimir essa nova identidade, é um novo começo, uma nova era”, afirma.

Como primeira mulher eleita ao cargo, Giorgia destaca que “é uma grande satisfação, tenho que representar bem o nosso gênero e isso é bastante desafiador. E justamente nos 100 anos, é interessante esse fato de começar os 100 anos como a primeira mulher presidente”, diz.

Principais ações

Antes mesmo de completar um mês à frente da ACIPG, Bochenek já colocou importantes ações em prática, como é o caso da parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que realizará pesquisas sobre os aspectos econômicos do município. “Eles vão fazer pesquisa em relação ao o quê os associados esperam da Associação Comercial, por que o associado deixou de ser associado e por que aquela empresa não é associada. Eles vão levantar algumas questões muito pontuais. Eu não vi o teor das perguntas porque eu não quero ter ingerência disso, quem está fazendo é a UEPG, eles têm total autonomia para fazer, até porque eles tem expertise disso e eu não”, pontua.

“Estou me situando de todas as frentes que a Associação Comercial tem, e estamos em conjunto trabalhando em prol do que nós queremos. Já começamos as reuniões com o planejamento estratégico, porque sem o planejamento não se vai para lugar nenhum”, completa.

Guilherme Dias, diretor de Comunicação e Marketing. Foto: Eduardo Vaz.

O diretor de Comunicação e Marketing da ACIPG, Guilherme Dias, ainda destaca a execução do projeto Fachada Fácil, onde sete brechós foram beneficiados com a renovação de suas fachadas e o estudo da ferroeste. “A Giorgia tem um perfil de execução incrível, ela sabe comandar a orquestra e temos muita coisa para falar desses 20 dias de nova diretoria. A própria parceria com a UEPG, estamos invertendo a pirâmide, estamos estudando com os especialistas da UEPG para entender a necessidade e a dor do associado, para desenvolvermos produtos com base nessa necessidade, não no que achamos. A parceria com o Sescap, Sindicato dos Contadores, onde temos todas as terças-feiras uma consultoria contábil gratuita com os associados. É uma conquista grande porque muita gente tem dúvida no dia a dia sobre tributos, folha de pagamento”, diz.

Leandro Ribas, diretor de Turismo da ACIPG. Foto: Eduardo Vaz.

Outro projeto está sendo desenvolvido por Leandro Ribas, diretor de Turismo da Associação. Ele explica que está trabalhando na integração dos ‘atores’ do Turismo da região para elencar as principais reivindicações do setor. “Não podemos mais dizer que Ponta Grossa é potencial turístico, já é uma realidade. Então vamos ver estratégias de como podemos fazer para fomentar ainda mais esse turismo, que traz um desenvolvimento econômico para toda a região”, afirma.

Papel da ACIPG na comunidade

Giorgia Bochenek afirma que, historicamente, a participação da Associação Comercial no desenvolvimento da cidade sempre foi marcante, característica que não deve mudar nesta gestão. “Temos que ter em mente que a Associação é apartidária e vai discutir tecnicamente. Os diretores que compõem a diretoria foram escolhidos dentro dos quadros dos associados com expertises específicas dentro de sua pasta. Vamos nos manifestar sim, quando houver interesse direto ou indireto dos associados. Não vamos ter ingerência política na administração, seja ela municipal, estadual ou federal, porque nós entendemos que não podemos romper as pontes”, defende.

Além disso, a presidente explica que dentro da Associação existem comitês de trabalho compostos pelo diretor de cada pasta e convidados da comunidade, que participam de debates internos em busca de soluções para questões do município.

Giorgia ainda defende a aproximação com os associados. “A casa está aberta, não temos como adivinhar quais são as dores dos associados, eles precisam estar mais perto, precisam participar. Quem é a Giorgia? É a mera presidente que está conduzindo os associados, mas a força motriz não está em mim, está na base. As pessoas têm que entender que elas fazem parte”, conclui.

Confira a entrevista completa: