Sábado, 20 de Abril de 2024

Primeiro caso da variante Ômicron é confirmado no Paraná

2022-01-12 às 10:47

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou na manhã desta quarta-feira (12) que o primeiro caso de um paciente com a variante Ômicron foi registrado no Paraná. A informação foi divulgada pelo secretário Beto Preto, em coletiva de imprensa realizada em Curitiba.

Segundo o secretário, o paciente é do sexo masculino, tem 24 anos, é da capital do Estado e teve um quadro de Covid-19 no mês de julho de 2021. Vacinado com as duas doses, o paciente apresentou sintomas no dia 14 de dezembro de 2021 e realizou o exame PCR no dia 18 do mesmo mês. “O RT-PCR foi encaminhado para sequenciamento no Rio de Janeiro e teve seu lado positivo na manhã deste dia 12 de janeiro”, explicou Beto Preto.

O responsável pela Sesa ainda ressaltou que a Ômicron é uma variante altamente transmissível e aparentemente menos grave, especialmente em pacientes vacinados.

Epidemia de gripe

Durante a coletiva de imprensa, o secretário Beto Preto ainda informou que o Paraná declarou epidemia de Influenza H3N2. Até o momento, são 832 casos confirmados e 12 mortes pela doença.